Na última terça-feira (24) o Conselho Municipal de Turismo – Comtur, realizou mais uma reunião tendo como foco a realização do Festival de Gastronomia de Manoel Viana, projeto de autoria do vianense Eden Caldas.
A reunião, que aconteceu no salão da L.A. Eventos, trataou com as possíveis entidades responsáveis pela realização do festival gastronômico, além das prováveis datas em que cada cultura será representada.
Durante o encontro desta semana se estabeleceu a realização do festival durante os meses de junho e julho deste ano. Sendo que, como já definido na última reunião, a ideia é de que o festival seja focado na culinária dos quatro povos fundadores do município, sendo eles: Africano, Italiano, Alemão e Gaúcho.
Com as entidades interessadas presentes, ficou definido a organização do festival de gastronomia, sendo que o Piquete Alma Nova deverá ser responsável pela comida africana – que deve ser realizado no dia 30 de junho. Já a comida gaúcha que leva como influências as cozinhas portuguesa, espanhola e indígena deve ser homenageada no dia 28 de julho, ficando a cargo do CTG Sentinela das Missões.
As outras duas etnias estão ainda em análise de data e do grupo que cozinhará, entretanto se considera o Grupo de Kerbs como provável responsável pela culinária alemã, no dai 22 de julho, e a culinária italiana ainda sem entidade definida, se prevê a realização no dia 16 de junho, abrindo o festival.
O projeto tem como proposta a realização do resgate cultural através de pratos típicos, apresentações musicais, teatrais e bailes. Sendo que o festival está previsto para que seja sempre realizado aos sábados, no decorrer dos meses de junho e julho.
Notícias Relacionadas:
- Reunião estabelece criação do Festival de Gastronomia de Manoel Viana
- Festival Gastronômico de Manoel Viana tem início no dia 10
- Festival Gastronômico: Noite Italiana com ingressos limitados acontece neste sábado
- Etnia alemã dá início ao I Festival Gastronômico de Manoel Viana
- Festival Gastronômico: Noite Italiana acontece neste sábado