Programa Passe Livre abre prazo para cadastramento

Educação Notícias

O Programa Passe Livre Estudantil estabeleceu o prazo para as prefeituras realizarem o cadastramento de estudantes no sistema informatizado do PLE – SIMET (Sistema Metropolitano). E com o intuito de oferecer um serviço adequado, operadores do Passe Livre Estudantil receberam treinamento sobre o novo sistema de cadastro da Metroplan, através do Sistema Metropolitano.

A capacitação reuniu, na última quinta-feira (03), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) representantes de mais de 100 municípios, entre eles a servidora Lisonia Neuenschwander, da Secretaria de Educação de Manoel Viana.

O painel foi aberto pelo Superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, que falou sobre a importância do programa. O coordenador do programa Passe Livre Estudantil, Hélio Schreinert Filho, a coordenadora operacional, Brunilda Werner e o contador Sérgio dos Santos, ministraram a capacitação, que contou com a presença de representantes da Procergs, Jeanine Heller, Maicon Gil e Cristiane Chemello.

O PLE beneficiou até hoje mais de 106 mil pessoas, cumprindo com a função social, que permite que estudantes em vulnerabilidade social tenham acesso ao seu local de estudo. Desta forma se reduz um dos principais problemas enfrentados por municípios, estados e a União, a evasão escolar.

Lisonia explica que para ter acesso ao benefício do passe livre, os estudantes precisam comprovar renda per capita de até 1,5 salário mínimo regional, que residam em uma cidade, mas estudem em outra e que comprovem frequência nas instituições de ensino.

O estudante ainda deve estar cadastrado em uma das entidades estudantis – Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sul (AERGS), União Gaúcha dos Estudantes (UGES) e União Estadual dos Estudantes (UEE) – comprovada através da carteira de estudante.

Além disso, o candidato deve apresentar Ficha de Inscrição de Beneficiário, foto 3×4, Comprovante de Matrícula copia de documento de identidade, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência, declaração do número de familiares que compõem o grupo familiar – reconhecida em cartório, atestado de frequência do primeiro e segundo semestres do ano de 2017 om os dias e horários de aula e frequência igual ou maior a 75% de presença, e comprovante de renda do beneficiário e de todos os membros da família.

O prazo para o cadastramento, aberto no dia 30 de abril, se estende até o dia 04 de junho, conforme divulgação no Diário Oficial do Estado – Edital 001/2018 de 17 de abril de 2018.