Praça Central: Mão única no trânsito e mais estacionamento

Notícias

Na manhã dessa segunda-feira (07) o chefe do Executivo Municipal, Gustavo Medeiros anunciou novas alterações quanto ao sistema de estacionamento da Praça Central, além de mudanças, também, quanto ao trânsito no entorno da mesma.

Conforme Gustavo, as mudanças que haviam sido implantas geraram grandes repercussões positivas, especialmente no que tange ao número de vagas de estacionamento, que era o principal objetivo quando planejado tal sistema. Entretanto, algumas críticas construtivas foram recebidas, e com intuito de oferecer um meio operacional mais adequado a prefeitura pretende realizar algumas alterações.

Um dos principais problemas observados foi quanto a redução do espaço para tráfego de veículos na Avenida Ibicuí, onde foi experimentado o estacionamento oblíquo. Com esse estreitamento, se averiguou uma maior dificuldade na saída dos carros do estacionamento, especialmente em situações quando havia tráfego em ambos os sentidos.

Para solucionar essa situação e evitar que se repita nas demais quadras quando implantados o sistema será adotado a circulação em mão única. Conforme explicou o prefeito, o sentido mão única será adotado apenas no entorno da praça, sendo que o trânsito deverá fluir no sentido anti-horário. Ou seja, da esquerda para a direita, descendo em frente da Escola Salgado Filho – sentido Escola Manoel Viana/Rio Ibicuí, permanecendo sempre à esquerda ao realizar o contorno (vide mapa).

Além disso, para se adequar ao sentido da rota, o posicionamento do estacionamento também será alterado, permanecendo o estacionamento oblíquo junto à praça, e paralelo no lado oposto. As mudanças serão gradativas, sendo que já estão sendo demarcadas as vagas de estacionamento. O sentido único no tráfego na região passará a ser adotado após a colocação da sinalização específica.