Na última semana o Secretário de Saúde – Adriano Santiago acompanhou comitiva regional durante reunião com o Secretário Estadual de Saúde – Francisco Paz, em Porto Alegre, tratando sobre o Hemocentro Regional de Alegrete. O encontro tinha como objetivo discutir a proposta da secretaria do Estado para que o Hemocentro Regional do Alegrete fosse transformado em posto de coleta, centralizando todo o processo regional de análise e redistribuição do sangue na cidade de Santa Maria.
Conforme Adriano Santiago, o Governo Estado definiu pela suspensão dos prazos para a implantação da unidade de coleta para Alegrete, além de ter se comprometido em manter os serviços hoje executados em Alegrete.
O secretário municipal ainda informou que o tema voltará a ser discutido considerando os interesses regionais, em uma reunião para o início de junho, na 10ª Coordenadoria Regional de Saúde em Alegrete, quando deverá ser apresentada uma contraproposta de gestão do hemocentro para a Secretaria Estadual de Saúde e à Coordenação da Hemorrede.
Segundo o secretário, a luta pelo hemocentro de Alegrete é de extrema importância, tendo em vista que este realiza o serviço de coleta, processamento e distribuição de sangue e hemocomponentes para 7 hospitais conveniados da região e seus municípios de abrangência, onde atinge cobertura integral de leitos hospitalares com excelência.
Notícias Relacionadas:
- Santa Casa de Uruguaiana reabre atendimentos de Cardiologia, mas região fica de fora
- Planificação da Atenção à Saúde busca dar mais eficiência a atendimentos
- Saúde discute redistribuição de verbas para serviços especializados
- Saúde realiza Campanha de Doação de Sangue
- Saúde realiza campanha de doação de sangue