Campanha de vacinação se encerra na próxima sexta

Notícias Saúde

O Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde informa que a Campanha de Vacinação contra Influenza segue até a sexta-feira, 22 de junho. A nova prorrogação se deu por determinação do Ministério da Saúde devido ao não atingimento da meta de cobertura vacinal em 2018.

Na semana passada, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS), ampliou as faixas etárias para vacinação, conforme determinação do Ministério da Saúde, ofertando a vacina para as faixas etárias de 05 a 09 anos e de 50 a 59 anos de idade.

Além destas novas faixas etárias, devem procurar a imunização os idosos (acima de 60 anos), gestantes, puérperas (mulheres com no máximo 45 dias após o parto), crianças (com mais de seis meses e menos de quatro anos, 11 meses e 29 dias), portadores de doenças crônicas não transmissíveis (com atestado médico) e profissionais de saúde que trabalham no manejo da doença.

No município, conforme informou a Coordenadora de Enfermagem do município – Caroline A. Sudati, a cobertura vacinal chegou aos 87,81%, quando a meta estipulada pelo Ministério de Saúde é de 90% dos grupos. Todavia, gestantes, idosos e professores foram os únicos grupos a atingirem a meta com 107,69%, 96,82% e 94,05% respectivamente.

O grupo das puérperas e crianças continuam sendo os grupos com a menor taxa de imunização com índices inferiores a 70%. A coordenadora alerta para que os pais procurem pela vacinação no ESF mais próximo da residência para a aplicação da vacina.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: