Na manhã desta quarta-feira (11) a primeira agroindústria de Manoel Viana deu seu primeiro passo na fabricação de produtos lácteos da COMAV – Cooperativa Regional dos Assentados da Reforma Agraria de Manoel Viana. Conforme o chefe do Sistema de Inspeção Municipal – SIM – Marlon Bolzan Machado, inicialmente a agroindústria trabalhará na produção de queijo e bebidas lácteas.
Os primeiros produtos da agroindústria deverão ser disponibilizados ao público na Mercomix 2018, sendo que a partir de então estarão disponíveis em alguns mercados locais, para o público em geral.
De acordo com Marlon, a agroindústria que possui capacidade de beneficiamento de 600l de leite diariamente, inicia seus trabalhos com metade da capacidade, produzindo cerca de 30kg de queijo colonial por dia, com produção bissemanal.
No próximo sábado, conforme informações do chefe do SIM, o empreendimento deve testar a primeira receita de bebida láctea, com intuito de, também, já dar início a produção cuja linha de frente hoje conta com o trabalho de duas pessoas.
Para Marlon, o início das atividades é de caráter fundamental para a fomentação da economia não somente da comunidade do Assentamento, mas para todo o município. A produção além de valorizar ainda mais os produtos locais, atribui qualidade e gera renda para as famílias vianenses, renda essa que hoje em sua totalidade é direcionada a empresas de fora.
Com mão-de-obra e materiais locais a produção se torna de baixo custo, que agregado a aceitação no mercado, se transformam em alternativas sustentáveis de trabalho e inclusão produtiva da comunidade, se tornando também modelos para as futuras agroindústrias locais, possibilitando ampliação de acesso a outros mercados.
Notícias Relacionadas:
- Manoel Viana inaugura primeira agroindústria do município
- Assentamento inaugura primeira agroindústria de Manoel Viana
- Manoel Viana inaugura a quarta agroindústria familiar no Assentamento Santa Maria do Ibicuí
- Reunião discute início das obras de agroindústrias do município
- Manoel Viana tem Tarde de Campo Socioassistencial e inauguração de agroindústria