Alunos são premiados no programa de Educação Fiscal

Educação Notícias Programas e Projetos

Na manhã da última sexta-feira (13) o Executivo Municipal através das secretarias de Educação, e também da Fazenda entregaram os prêmios do programa Educação Fiscal a alunos da rede de ensino pública, da cidade de Manoel Viana, que contou com a participação de escolas de nível municipal e estadual.

A premiação contou com a participação de professores, diretores, além do prefeito Gustavo Medeiros e os secretários da Fazenda – João Portela, Educação – Ana Migotto, Agricultura – Luiza Meus, e diretores do departamento de Educação Vanessa Caldas, e Tributos – Solange Melo, dentre outros representantes da Administração.

O programa da Educação Fiscal tem como objetivo levar aos alunos a compreensão sobre a importância dos tributos e de sua aplicação correta na construção do seu futuro, seja na sua escola, cidade e/ou país. O concurso em si, visou alunos de educação infantil até os anos finais se dividindo em quatro categorias.

A primeira, “Educação Fiscal: Construindo o futuro da minha escola”, educação infantil cobrava dos alunos um desenho que representasse a educação fiscal contribuindo para a construção do futuro da escola, sendo que o primeiro colocado ganhou uma bicicleta e o segundo e terceiro levaram medalhas para casa. A segunda categoria seguiu os mesmos moldes, premiando alunos dos anos iniciais – 1º a 3º ano.

Em seguida foi a vez dos anos iniciais/finais – 4º a 6º ano, premiando com bicicleta e medalhas, sendo que desta vez o trabalho era fazer um cartaz que representasse a Educação Fiscal na construção do futuro de sua cidade.

Por fim os alunos das séries finais foram premiados com um tablet para o trabalho vencedor, e medalha para segundo e terceiro colocado. O trabalho objetivava a elaboração de uma redação, por estudantes do 7º ao 9º ano, a respeito da Educação Fiscal e a construção do futuro do país.

O prefeito Gustavo Medeiros destacou a importância do projeto como forma de conscientização a respeito dos tributos que todos pagamos desde a compra mais simples e a forma que esses tributos contribuem para as administrações públicas. Qualquer que seja a compra que não seja solicitada a nota fiscal ou que haja a recusa do estabelecimento em fornecê-la estará sendo sonegado imposto que contribuiria para a melhora seja nos investimentos em obras, saúde ou educação pública, dentre outras áreas geridas pela administração municipal, explica Medeiros.

Os vencedores

Na categoria “Educação Fiscal: Construindo o futuro da minha escola” o prêmio de primeiro lugar ficou com a aluna Anyele de Moura Garaialdi, da EMEF Alberto Pasqualini, orientada pela professora Nara Jucelaine de Lima Baialardi. O segundo ficou com Murilo Benks Soares, da EMEI Maria Veni Lottermann, orientado pela professora Chaiane Prado dos Santos. E o terceiro lugar foi para Laura Gomes, da EMEF Henrique Dias, orientada pela Dinamar Silva da Silva.

Em seguida foi premiada a categoria “Educação Fiscal: Construindo o futuro da minha escola” – anos iniciais – onde o primeiro colocado foi a jovem Eloyse Penelope Vargas Gomes Machado, da EMEF Érico Veríssimo, orientada pela professora Cleonice Alfonso Bacelar. O segundo lugar ficou para Manuela Aquino Witte, da EMEF Henrique Dias, sob a orientação da professora, Anna Haby de Oliveira. E, por fim, a terceira colocada Vandreia Mendes Maciel foi da EMEF Alberto Pasqualini, com orientação da professora Vilma Terezinha Pereira Camargo.

Com a temática “Educação Fiscal: Construindo o futuro da minha cidade” a categoria premio em primeiro lugar o aluno Gabriel da Silva Pereira, da EMEF Alberto Pasqualini, sob a orientação da professora Fernanda Eloá Gonçalves Soilo. Em segundo colocado o jovem Neidson Domingues Saraiva, da Escola E. E. B. Manoel Viana, sob a orientação da professora Luci da Fontoura Lopes. E, em terceiro lugar a aluna Hemilly Dalazem Trindade, da EMEF Henrique Dias, com a orientação da Patrícia Rey Kaffer.

E a última categoria, “Educação Fiscal: Construindo o futuro do meu país”, premiou a aluna Maria Eduarda Severo, da Escola E.E.F. Salgado Filho, orientada pela professora Eva Maria Pinheiro Dias. Em segundo lugar ficou a jovem Lauren dos Santos Duarte, da EMEF Alberto Pasqualini, com a ajuda da Eva Maria Pinheiro Dias. E, em terceiro, encerrando as premiações, recebeu a medalha o jovem Fábio Henrique Diceti Mecking, da EMEF Henrique Dias, da professora Catiuza de Andrade.