Campeonato Municipal estabelece confrontos da fase classificatória

Esportes Notícias

Com data e equipes definidas, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2019 definiu na última semana, durante reunião realizada na quarta-feira (17), os confrontos da fase classificatória e aprovou o regulamento que normatizarão as partidas, prevendo a fórmula de jogos, formas de desempate e punições em caso de descumprimento com o mesmo.

Com a primeira rodada prevista para o dia 19 de maio – domingo, entrarão em campo as 6 equipes, ASMI – Assentamento Santa Maria do Ibicuí, CAO do Alemão, CAO Roma, Veteranos, Juventude e Agropecuária. A última rodada da fase classificatória acontece no dia 23 de junho, totalizando 5 confrontos, na forma de todos contra todos.

O Campeonato será aberto com o confronto entre CAO do Alemão e CAO Roma, às 10h do dia 19. Na parte da tarde, aos moldes do ano anterior, acontecem os dois confrontos remanescentes, com os jogos sendo retomados às 14h, com a disputa entre Juventude e Agropecuária, seguida, às 15h45min, da partida entre Veteranos e ASMI.

Regulamento

Ainda durante a reunião do dia 17, foi apresentado o regulamento aos representantes das equipes presentes, para apreciação e aprovação. Ficando definidas normas como o em caso de coincidência nas cores dos uniformes das equipes, sendo que fica estabelecida a realização de sorteio que definirá a equipe que deverá usar coletes da organização.

No caso de punições, estão previstas a suspensão de um jogo no caso de 2 cartões amarelos acumulados, ou em caso de cartão vermelho, podendo ainda, neste caso, o atleta sofrer punições agravadas dependendo da infração. Os cartões serão zerados para a fase semifinal – no caso de um cartão, caso contrário – dois cartões, o atleta deverá cumprir com a punição.

O regulamento ainda prevê punições para todos os que de forma direta ou indireta estiverem ligadas ao Campeonato, para os casos de distúrbios, seja por ofensas verbais, agressões físicas, sejam contra outro atleta, arbitragem ou comissão organizadora, ou ainda em casos de danos ao patrimônio público.

Dos jogos

Serão cinco rodadas classificatórias, seguidas de semifinais a serem realizadas no dia 30 de junho, com jogos às 14h e às 15h45min, confrontando o 1º e 4º classificado na primeira partida, seguido da disputa entre o 2º e 3º colocado. No dia 07 de julho acontece a rodada final, com disputa de 3º colocado às 14h, seguido da grande final a partir das 15h45min.

Tanto a fase classificatória, quanto as semifinais e final, serão disputadas em partidas de 90 minutos, divididos em dois tempos de 45min corridos. O regulamento não prevê prorrogação, levando qualquer decisão para a cobrança de pênaltis.

Na fase classificatória serão adotados critérios, em caso de um ou mais equipes somarem a mesma pontuação, para o desempate, sendo eles o confronto direto, saldo de gols, maior número de gols pró, menor de gols sofrido e, em último caso, ficando a definição estabelecida por sorteio.

FASE CLASSIFICATÓRIA

1ª RODADA