Com Dia “D”,  meta da vacinação é atingida em três grupos de risco

Notícias Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou os números da campanha de vacinação contra a gripe A, após os últimos dados do Dia “D”, ocorrido no último fim de semana, dia 04. Três dos grupos prioritários – das puérperas, gestantes e professores – já atingiram a meta de vacinação que este ano estipula pelo menos 90% da população-alvo.

Os números divulgados pela Pasta da Saúde levam em consideração quantitativos de imunização definidos previamente, que relacionam um total de 1.787 vianenses a serem vacinados. Destes, são divididos em 422 crianças, 39 gestantes, 06 puérperas, 168 trabalhadores da área da saúde, 1.069 idosos e 83 professores.

Em relação às puérperas – mulheres que deram a luz até 45 dias, o índice de vacinadas já atingiu os 100% do previsto pela meta. Já quanto às pessoas as gestantes o percentual chega a 92,31%, pouco abaixo dos números atingidos pelos professores que vacinou 93% da população estimada.

Nos grupos inferiores, com os menores índices, se encontram os trabalhadores da saúde e os integrantes do grupo de comorbidades – doentes crônicos, com percentuais de 58,33% e 44,15% – respectivamente.

Já no meio do grupo, mais próximos de atingir a meta, estão os dois maiores grupos, que é o das crianças – faixa etária de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias, e dos idosos. O segundo maior grupo, com 422 crianças, a taxa de imunização chegou a marca de 74,64%, enquanto o de idosos – o maior grupo com 1.069 integrantes, vacinou 77,64% do total.

No total, considerando todos os grupos prioritários, foram aplicadas 1.552 doses de vacina, até o último levantamento. Quem integra os grupos prioritários e ainda não se vacinou deve procurar nos ESFs – Estratégias de Saúde da Família 01 e 02, pela manhã – das 7h às 12h, e à tarde – das 13h às 16h. Lembrando que a previsão é de a campanha se encerre no dia 31 de maio.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: