Reunião discute repasses a Saúde e Aquisição de Patrulhas Mecanizadas

Notícias Saúde

Na última terça-feira (14) o prefeito Gustavo Medeiros esteve acompanhando representantes do Codepampa – Consórcio de Desenvolvimento do Pampa, em reunião junto a Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Desta, também participaram representantes da Amfro – Associação dos Municípios da Fronteira Oeste do RS.

A atividade, realizada após a Assembleia da Amfro, tratou sobre a Emenda de R$ 9,5 milhões da Bancada Gaúcha que contempla a Aquisição de Patrulhas Mecanizadas para as Estradas Rurais dos 15 municípios do Codepampa. A Emenda já faz parte do Orçamento da União, Projeto que já está devidamente cadastrado no Siconv, restando agora o Governo Federal fazer o Empenho.

Buscando dar celeridade a liberação do recurso algumas ações foram estabelecidas, dentre elas o contato com Deputados Federais para atuarem junto ao Governo Federal, além da realização de Audiências na Casa Civil e Ministério da Agricultura.

De forma integrada com a Amfro, também será levada a Brasília a pauta de busca de alternativas para enfrentamento da Crise Orizícola no Rio Grande do Sul e que atinge fortemente as Regiões da Campanha e da Fronteira-Oeste.

Conforme o prefeito Gustavo Medeiros, outra temática discutida foi relacionada a cobrança de repasses atrasados a Saúde dos municípios da região. Ele lembra que os municípios estão desde o dia 02 de abril, ou seja, a mais de 40 dias, sem nenhuma resposta e que a situação está se agravando nos municípios da região e do estado, sendo que em Manoel Viana a pendência gira em torno de R$ 1 milhão.

Segundo o chefe do Executivo, condutas foram estipuladas, prevendo inclusive recorrer a medidas jurídicas, objetivando maior efetividade para que se garanta a quitação dos atrasos por parte do Governo do Estado.