Na última quarta-feira (15) o chefe do Executivo, Gustavo Medeiros recebeu visita dos representantes da RGE Sul, o consultor de negócios Thiago Paz e o analista de faturamento Paulo Margarim, os quais estiveram entregando o inventário realizado no mês de dezembro de 2018, no sistema de iluminação pública.
Conforme o documento entregue ao prefeito foi observado um aumento em 26% no número de lâmpadas na rede de iluminação pública da cidade, todavia, também foi observado uma redução de 23% no valor do consumo mensal de energia.
Os dados apontam que ante o inventário a RGE Sul tinha um registro de 757 lâmpadas, o que representava um consumo de 40.684,95 kwh – R$ 12.247,39. Após o inventário foram identificadas 958 lâmpadas, entretanto, o consumo verificado foi de 31.331,05 kwh – R$ 9.431,68, ambos os consumos calculados consideram o período de 30 dias e em conformidade com a legislação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.
Segundo o líder do Executivo, Gustavo Medeiros, isso se trata do reflexo de uma gestão que tem como foco uma política de economia sustentável. Os números alcançados se devem a substituição das lâmpadas normais por lâmpadas mais econômicas, sendo esse um dos primeiros passos planejados pela atual Administração que buscam por estratégias que não provoquem impactos ambientais ou que diminuam a qualidade de vida das pessoas em sociedade.
Os próximos passos deverão incluir o desenvolvimento do projeto que já está em andamento, com a parceria da Unipampa – Universidade Federal do Pampa, que visa a instalação de uma unidade de fornecimento de energia solar, através de placas fotovoltaicas. Além da substituição total das lâmpadas em uso, por lâmpadas de LED – que representam maior economia no consumo e uma maior durabilidade.