Professoras participam de seminário sobre a Conscientização do Autismo

Educação Notícias

A inclusão escolar é uma temática cada vez mais presente no cotidiano da sociedade moderna, e buscando dar suporte aos educadores do nosso município que buscam cada vez mais subsídios para oferecem o melhor atendimento a todos os alunos, a Prefeitura de Manoel Viana através da Secretaria de Educação enviou representantes da rede de ensino do município para participar do Seminário “Conscientização do Autismo: Intervenção precoce e inclusão escolar”.

As professoras Jociane Salbego, Lourdes Batista, Maria Eliane Rodrigues e Lariane dos Santos da rede municipal de ensino, estiveram participando do Seminário que aconteceu em Santiago, nos dias 18 e 19 de maio, na Escola Medianeira. Conforme a diretora do Departamento de Ensino, Rubia Queli Corsini, após a participação no evento às mesmas educadoras agora tem a missão de repassar as colegas os aprendizados adquiridos.

O seminário abordou o autismo, distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há quase seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem grandes divergências e questões por responder. Embora seja muito conhecido e comentado, ele ainda surpreende pela diversidade de características que pode apresentar.

Conforme os idealizadores do evento, o transtorno espectro autista intriga famílias e profissionais por apresentarem uma aparência harmoniosa e ao mesmo tempo um perfil irregular de desenvolvimento com bom funcionamento em algumas áreas, enquanto outras se encontram bastante comprometidas. Desta forma se busca, através do seminário, a divulgação deste tema tão relevante, despertando o interesse e a busca de mais conhecimentos.

As palestras foram conduzidas pelo psiquiatra Guilherme Menegon, psicólogo Douglas Mollerke Norte, fonoaudióloga Michelle Borges e pela psicopedagoga Luciana Brittes.