Prefeito e secretários tratam de reativação do CIANE e equoterapia

Notícias Saúde

Na manhã desta terça-feira (26) o prefeito Gustavo Medeiros esteve reunido junto aos secretários de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – Ana Margaret Migotto, e de Saúde e Assistência Social – Adriano Santiago. Durante o encontro foi discutido a reabertura do Centro Integrado de Atendimento às Necessidades Especiais – CIANE.

O CIANE foi criado através da Lei nº 1185/2005, durante a primeira gestão do prefeito Gustavo Medeiros, e inaugurado no dia 07 de Março de 2006. Pela lei, o Centro foi criado com a finalidade de atender as necessidades especiais, integrando-as na família e na comunidade, promovendo uma melhor qualidade de vida. Além de prestar assistência aos portadores de necessidades educativas especiais, proporcionando, assistência pedagógica, psicológica e social.

O prefeito e os secretários discutiram acerca atendimentos e profissionais que estarão envolvidos com a retomada dos serviços do Centro. De acordo com o prefeito Gustavo, a projeção é de que os atendimentos sejam retomados ainda nesse primeiro semestre – no mês de abril, lembrando que os serviços do Ciane foram interrompidos em 2015.

Dentre os serviços oferecidos pelo Centro, uma das prioridades será a disponibilidade da equoterapia, um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

Outros profissionais que deverão compor o quadro funcional do CIANE, envolvem diversas especialidades, como psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, e professor de educação especial, dentre outros.