Codepampa discute aterro regional e Situação de Emergência de municípios

Notícias

Nesta semana o prefeito Gustavo Medeiros presidiu a primeira assembleia do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa – Codepampa, no ano de 2019, a qual contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios de Santa Margarida do Sul, Villa Nova do Sul, Lavras do Sul, Dom Pedrito, São Gabriel, Alegrete, Barra do Quaraí, Rosário do Sul, Quaraí e Caçapava do Sul.

A pauta, do encontro realizado na Unipampa – Campus Alegrete, destacou entre os temas, o aterro sanitário regional, a patrulha agrícola e também sobre a Situação de Emergência dos municípios atingidos pelas enxurradas e cheias de janeiro, e como os governos federal e estadual estão se portando.

Durante a reunião os municípios entraram em consenso da importância de um movimento em Brasília, que deverá pressionar para a liberação do recurso de R$ 15 milhões já assegurados pelo Governo Federal para a aquisição de patrulhas agrícolas. O presidente do Consórcio, Gustavo deu ênfase que o momento é extremamente oportuno devido às situações de emergência, e que especialmente esses municípios participem da frente que se mobiliza.

Sobre a Situação de Emergência, também, foi cobrado mobilizações junto as esferas do poder federal e estadual, pressionando por uma agilidade na liberação dos recursos já garantidos para as recuperações dos municípios. Ao fim da reunião fora confeccionado e assinado pelos prefeitos presentes, um documento que deve ser encaminhado ao Ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, no intuito de conseguir celeridade nos processos.

Também participou da reunião o representante da CRVR – Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, Leomyr Girondi que falou sobre os aterros regionais. Dentro de sua fala ele destacou que o prazo mínimo para implantação seria de 2 anos, devido aos trâmites mais demorados envolvendo questões ambientais. Todavia podem ser buscadas formas de se agilizar o processo, visto a importância da matéria, como destaca o prefeito Gustavo Medeiro.

Por fim, na fala do representante da CRVR, Leomyr acrescenta que levando em consideração fatores de impacto econômico para os municípios, as cidades favoritas a receberem o aterro são Manoel Viana e Alegrete. O assunto deve continuar a ser discutido na próxima reunião do Codepampa que acontece em Rosário do Sul, no mês de março. Na próxima reunião também deve acontecer a eleição da próxima gestão do Consórcio, além da apresentação do Codepampa ao Legislativo local.