Executivo prepara levantamento para recuperação de estradas do interior

Notícias Programas e Projetos

Manoel Viana como qualquer outra cidade de interior, frequentemente, enfrenta problemas com as estradas em épocas de grandes chuvas. Por se tratar de um município de pequeno porte e contar com um aparato de pessoal e maquinário deficitário, os problemas e a frequência com que ocorrem são agravados.

Nestas últimas semanas o nível e a proporção com que os problemas surgiram foram alarmantes, tanto em Manoel Viana como em outros municípios das regiões Fronteira Oeste e Campanha gaúcha. O que levou a União e Governo do Estado a interferirem de modo a encaminhar ajuda para a recuperação de situações mais agravadas.

Nos últimos dias os representantes do Executivo Municipal estiveram imbuídos em conseguir suporte para sanar e solucionar os problemas ocasionados. Viagens e reuniões com Ministros e, também, com o Exército Brasileiro apontam para um suporte, especialmente, para os casos mais graves, e com foco especial para região de escoamento de produção e estradas de acesso ao transporte escolar.

Na manhã de sábado (26) e tarde de segunda (28) uma equipe técnica acompanhada do prefeito em exercício – Juca Rosso esteve realizando um levantamento dos principais acessos no interior do município. Ao todo foram mais de 350km rodados e registrados, incluindo rotas de acesso aos Assentamentos, Barrocal, Rosa Tuna, Rincão dos Pintos, Estrada da Barca, Paredão, Rincão dos Batistas dentre outras localidades.

Até o momento, R$ 250 mil foram liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, para o município. O Ministério da Agricultura acenou com R$ 2.5 milhões a serem divididos entre os municípios em Situação de Emergência, homologadas pelo Estado e União – como é o caso de Manoel Viana, desde que possuam assentamentos em seu território. O Exército Brasileiro também se propôs a auxiliar na recuperação das estradas de municípios em situações mais criticas, priorizando os acessos do transporte escolar e escoamento de produções.

Ainda nesta terça e quarta-feira a equipe técnica prepara laudos e projetos para encaminhamento aos governos e ministérios em busca de aprovação para liberação de verba, e então recuperação. Todavia, Juca Rosso garante que a equipe de Obras do município continuará com o trabalho que vem sendo feito, enquanto aguarda pela aprovação dos projetos e liberação dos recursos, apesar de em um passo não tão acelerado quanto se gostaria.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: