Na madrugada desta quinta-feira (17) a chuva retornou a cidade, apesar de que em alguns pontos do interior do município já tenha havido precipitações no decorrer dos últimos dias. Com isso, o nível do Rio Ibicuí que havia estagnado no dia de ontem, voltou a subir, além dos prejuízos nas lavouras que continuam a crescer.
Conforme Luiza Meus, representante da Defesa Civil de Manoel Viana, o município já conta com 7 famílias desalojadas e 1 desabrigada – ou seja, sem local para abrigo. Com o retorno da chuva e o nível do Rio Ibicuí que voltou a subir, outras famílias correm o risco de ficarem desalojadas/desabrigadas, acrescentou ela.
No interior os prejuízos e danos continuam se acumulando. Sendo que já chega a mais de 1.000km de estradas afetadas pelas precipitações. Alguns trechos continuam com dificuldade de acesso e outras simplesmente intrafegáveis, e com as constantes chuvas o serviço de recuperação acaba sendo prejudicado.
As culturas também tem sofrido grandes perdas. No arroz, conforme informações fornecidas pelo responsável pela Emater – Manoel Viana, Leandro Vezzosi, já se estima uma perda de mais de 1.100 hectares, ou seja, mais de 40% da produção anual. Desde o início das chuvas, na última semana, o município registrou perdas ainda de 50 hectares de milho, e aproximadamente 150 de soja.
Em termos de valores, o prejuízo já ultrapassa a marca dos R$ 4,5 milhões, sendo que prejuízos ainda devem aumentar, pois o Rio Ibicuí continua subindo e, em consequência, podendo atingir outras áreas de lavoura de arroz e de soja, enfatizou o responsável pela Emater.