Projetos de Eficiência Energética e Usina Solar devem sair em breve

Notícias Programas e Projetos

Na manhã da última quarta-feira (19) o chefe do Executivo Municipal, Gustavo Medeiros acompanhado de uma comitiva de secretários, diretores de escolas municipais dentre outros da equipe técnica da gestão, além dos representantes do Legislativo José Renz e Eloir Schroer estiveram na Unipampa Alegrete, onde fora apresentado o projeto de Eficiência Energética e Sistema Solar Fotovoltaico para o município.

A apresentação se deu através do professor Dr. José Wagner Maciel Kaehler, que inicialmente falou sobre o projeto de eficiência energética, propondo ao município uma troca de todo o sistema de iluminação interna com luminárias tubulares LED, e para a iluminação externa (pública, pátios e a Ponte) de luminárias LED pontuais. O que resultaria numa economia de energia anual de R$ 194.438,97.

Em seguida, José Wagner falou sobe a geração de energia através do sistema solar fotovoltaico. Conforme ele, com a implantação do projeto de eficiência energética, se propõe a implantação de uma usina de pequeno porte, com uma área de 1.300m², e de investimento de R$ 679.956,17, com um tempo máximo de retorno econômico estimado em 5,4 anos.

Conforme o professor, os valores orçados são reais, através de pesquisas com empresas e de modelos de licitação e tomadas de preço utilizadas por outros meios, inclusive provenientes da prefeitura de Alegrete. Ele ainda reforça que os valores de custo e investimentos sempre foram os mais pessimistas, podendo a economia gerada ser ainda maior, e o tempo de retorno ainda menor, garante Wagner.

O prefeito Gustavo Medeiros, após a apresentação, destacou o empenho para que os projetos sejam colocados em prática a partir do próximo ano. Os próximos passos serão a elaboração do projeto e o estudo de área para a implantação da usina. Ele também fez questão de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas equipes de acadêmicos e orientadores neste importante projeto que deve ser um marco para o município e região na área de sustentabilidade.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: