IX Seminário de Educação das Escolas do Campo acontece nesta sexta

Educação Notícias

Acontece nesta sexta-feira (30) o IX Seminário de Educação das Escolas do Campo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo. O evento será voltado para gestores municipais de Educação do Campo, movimentos sociais do campo, funcionários, alunos, além das comunidades da escolas Estadual Paulo Freire, Municipal Henrique Dias e Municipal Érico Veríssimo. Tendo como objetivo a promoção do debate a acerca da Educação do campo, sempre valorizando as práticas desenvolvidas nas escolas.

Abertura fica a cargo da EMEF Érico Veríssimo e está previsto para as 9h, sendo que a partir das 9h15 tem início as apresentações de trabalhos das escolas Érico Veríssimo, Henrique Dias, e Paulo Freire.

Já às 10h acontece uma Mesa Temática, com o tema “Agricultura Familiar como produtora de alimentos e a importância da Educação do Campo”, que contará com os palestrantes Dairton Ramos Lewandowski, Roberto Vielmo Oliveira e Lisandra Bolzan Snowareski.

Ainda na parte da manhã, a partir das 11h acontece um relato de sistema de produção de mel, com os produtores Nerci Soares e Ciro Corsini. E às 11h30 um relato das agroindústrias no município, a cargo da Secretária Municipal de Agropecuária e Emater. E fechando a programação da parte da manhã, antes do almoço, às 11h30min acontece o Sarau Literário.

Na parte da tarde estão previstas apresentações artística a cargo da EMEF Henrique Dias, a partir das 13h30min, e às 14h tem início os jogos com equipes das escolas do campo, com entrega de premiações e encerramento previsto para às 16h.

A nona edição do Seminário de Educação das Escolas do Campo é realizado pelo Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação, juntamente das Escolas do Campo e a Emater/RS Manoel Viana. O evento ainda conta com o apoio do Instituto Federal Farroupilha/Alegrete, da Secretaria Municipal de Agropecuária Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Pesca e Cooperativismo, e também dos Agricultores familiares de Manoel Viana/RS