A manhã de domingo (25) marcou o encerramento das atividades alusivas ao Novembro Azul, cuja campanha atua como forma de conscientização a comunidade a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Durante o mês, atividades como a mateada realizada no dia 11, e o amistoso de futsal no dia 14, reuniu a comunidade imbuídos num mesmo proposito, dar ênfase a uma importante campanha sobre um importante assunto como o câncer de próstata, problema que aflige boa parte da população masculina e, no Brasil, está por trás de 62 mil novos casos e 13 mil óbitos por ano.
Durante o domingo alunos as escolas Alberto Pasqualini, Manoel Viana e Salgado Filho correram pela Rústica Novembro Azul, com a consciência de que apesar da idade todos possuem um pai, tio e/ou avô que precisa ser conscientizado a respeito da importante matéria.
O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, especialmente após os 40/50 anos de idade. Em homens acima de 40 anos, pode-se realizar exames que ajudam saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. Sendo que, quando a doença é detectada em fase inicial, a chance de cura ultrapassa os 90%.
Vencedores da Rústica Novembro Azul
Categoria 10 a 12 anos
Masculino
1º lugar – Kevin Cortes
2º lugar – Kauã Cortes
3º lugar – Henrique Carpes
Feminino
1º lugar – Ana Vitória
2º lugar – Julia Hautter
Categoria 13 a 17 anos
Masculino
1º lugar – Dieison
2º lugar – Samuel Brum
3º lugar – Darciel Medeiros
Feminino
1º lugar – Juliane Gonçalves
2º lugar – Darcieli Medeiros