Tem início na noite de hoje a programação do Novembro Cultural

Cultura, Lazer e Turismo Notícias

Tem início, nesta segunda-feira (19), a programação oficial para a 3ª edição do Novembro Cultural, que neste ano traz como tema o Saci Pererê – tradição oral, cultura popular e infantil. As atividades, que se estendem até a sexta-feira (23), são organizadas e realizadas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, em parceria com o Núcleo Gestor de Inclusão das Culturas Afro e Indígenas no Currículo Escolar, e também o SESC e Instituto Federal Farroupilha.

A programação será aberta a partir das 19h, de hoje, com uma roda de conversa com o tema: “Abayomi, uma reflexão sobre o ensino de história em sala de aula”. O evento acontece na Escola Manoel Viana, e terá como público alvo Profissionais da Educação das Escolas Públicas Municipais e Estaduais e alunos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Programação para a Semana

Dando continuidade as atividades no Novembro Cultural, na terça-feira (20), na Escola Alberto Pasqualini, das 9h às 12h serão realizadas algumas oficinas culturais.  Sendo uma de cinema, com Alisson Machado – público máximo de 20 pessoas. Outra de Teatro, com Tatiane Quintana – público máximo de 25 pessoas. A terceira oficina será de Dança Afrô, com Claudemir Nery – público máximo de 40 pessoas. E por fim a oficina de pintura em tela, com Bolívar Marini – público máximo de 15 pessoas.

Na quarta-feira (21), a programação contará com uma sessão de Cinema na Escola, quando será exibido o filme “Pantera Negra”. Ao todo serão duas sessões, sendo a primeira às 9h30min e a seguinte no turno da tarde, a partir das 14h, ambas na Escola Alberto Pasqualini.

Já na quinta (22), será a vez do espetáculo teatral “Mani Manioca”, o qual traz à tona os costumes indígenas, com o grupo Las Brujas Cia de Teatro que faz com que, de forma lúdica, as crianças entendam a história do povo que agracia nossa vasta cultura brasileira. Tendo como carro-chefe o uso de objetos, eles mostram a lenda da mandioca, segundo os índios, criando um elo com o mundo do pequeno para a apresentação da cultura dos povos originários. O espetáculo acontece a partir das 15h, no Ginásio Poliesportivo Tarcísio Colpo.

A culminância da 3ª edição do Novembro Cultural acontece no dia 23, com a programação tendo início às 9h, com o ato de celebração à criação da Lei Municipal “O Dia do Saci – 31 de outubro”. Ainda durante a manhã, aconteceram apresentações artísticas das escolas em alusão ao Saci Pererê, e uma mostra pedagógica. Além das oficinas de amarração de turbante (levar lenços), e de pintura de rosto africana. Concluindo a manhã com um lanche típico afro e indígena.

Por fim, na parte da tarde, a partir das 14h, haverá uma sessão de Cinema na Escola, com o episódio “A Turma do Pererê – O DUELO” (criação de Ziraldo) – seriado que passou na TV Cultura até o ano de 2012. Concluindo a programação com uma apresentação artística do Grupo de Capoeira Camboatá, e lanche típico afro e indígena. O último dia de atividades acontece na Escola Alberto Pasqualini.