Saúde passa a contar com equipe que avaliará atendimentos de laqueadura pelo SUS

Notícias Saúde

Ainda no início da segunda quinzena de outubro o prefeito Gustavo Medeiros instituiu o Decreto Executivo n° 68, que cria uma equipe multidisciplinar de avaliação para consentimento de realização de Laqueadura Tubária, que atenderá pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde.

O Decreto leva em consideração principalmente a adequação do planejamento familiar, o que nos dias de hoje é de suma importância, além de ser um direito da mulher em optar pela realização de Laqueadura Tubária, mediante avaliação feita através de equipe multidisciplinar devidamente capacitada para avaliar caso a caso.

É importante salientar que o município já dispõe dos profissionais capacitados para integrarem tal equipe, e que o trabalho se dará já no pré-natal a partir do momento que a gestante manifestar interesse na realização do procedimento de laqueadura tubária.

A Laqueadura tubária será procedida mediante assinatura de Termo de Consentimento pela paciente, pelo seu marido/companheiro e pelo médico responsável e, somente, após a paciente passar por avaliação do profissional da equipe composta por um psicólogo (a), enfermeiro (a) e um médico (a) ginecologista, os quais irão preencher a avaliação, assinar e entregar a gestante.

Durante a avaliação, caberá à equipe orientar de como será feito o procedimento, alertando dos riscos, as porcentagens de falha, dentre outros assuntos pertinentes. Após a avaliação e om o termo assinado o procedimento será realizado junto com a cesárea, coberta pelo SUS.

Um serviço a mais que esta sendo disponibilizado para o usuário de saúde do nosso município, destaca o chefe da Pasta de Saúde, Adriano Santiago. A equipe multidisciplinar dá início aos atendimentos a partir da segunda quinzena de novembro, revela o secretário.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: