Manoel Viana respira Tradicionalismo Gaúcho

Cultura, Lazer e Turismo Notícias

O município de Manoel Viana foi mais uma vez ricamente trabalhado e imerso em meio a atividades culturais, desta vez em respeito e homenagem às tradições gaúchas e aos feitos farroupilhas, culminando nesta semana com o desfile de 20 de setembro.

Os eventos alusivos ao tradicionalismo tiveram início ainda no mês de julho com a escolha do prendado municipal e a Noite Campeira, que reverenciou a cultura rio-grandense através da gastronomia durante a primeira edição do Festival Gastronômico de Manoel Viana. Em seguida, o município foi palco da escolha da peonada municipal e do III FIAT – Festival Ibicuí de Artes e Tradições.

Na última semana, o município encerrou mais uma grande homenagem a cultura rio-grandense, com os festejos que servem principalmente para relembrar as tradições do povo gaúcho e homenagear os líderes da Revolução Farroupilha. A semana chegou ao seu ápice com desfile realizado na manhã da última quinta-feira (20), do qual participaram entidades e tradicionalistas, seja a pé, a cavalo ou sobre rodas.

Nem mesmo as fortes chuvas que deram início ao dia conseguiram assustar tanto cavalarianos determinados a prestar suas homenagens, quanto ao público. E momentos antes do anunciado até mesmo São Pedro deu uma trégua, e as nuvens carregadas deram lugar a uma manhã ensolarada, e um dia de temperaturas elevadas, contribuindo para um 20 de setembro de sucesso.

As homenagens foram acompanhadas por autoridades e o grande público que compareceu tomando conta da Avenida Ibicuí. Neste ano a Semana Farroupilha trouxe como tema o Tropeirismo, e como homenageados especiais do município os tradicionalistas Fabrício Moura, Tito Paulo Nascimento, Arizoli Pires de Oliveira e Altair Biscaíno (in memorian).

Ainda no início da tarde, passado o meio dia, a comissão avaliadora acompanhada da organização e do prefeito Gustavo Medeiros visitaram as quatro entidades premiadas para a entrega dos troféus. Sendo que em quarto lugar ficou o Piquete Caudilhos Vianense, seguido do Piquete Espora de Prata – em terceiro. O título de vice campeão foi para o Piquete Alma Nova, e o troféu de grande campeão de 2018 foi para o Grupo de Ginetes Tropilha Gaviona.

Apesar da conclusão dos festejos farroupilhas, as homenagens a cultura gaúcha não devem parar, sendo que no próximo mês já acontece mais uma edição do festival “Rio em Rimas”. A 8ª edição do festival deve acontecer nos dia 12, 13 e 14 de outubro, no CTG Vaqueanos das Missões.