Fórum aborda dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela

Notícias Saúde

Originalmente de hábitos silvestres, o Aedes aegypti chegou às Américas nos navios negreiros, no período colonial. Os números das doenças transmitidas por esse mosquito configuram graves epidemias no Brasil.

Para falar sobre esse assunto que a cada ano que passa continua sempre em alerta no país, e frequentemente surgem novas epidemias ou novas arboviroses, o Executivo Municipal através da Secretaria de Saúde e Assistência Social realizou na última semana o I Fórum Municipal Vianense de Prevenção e Enfrentamento às Arboviroses.

O Fórum contou com palestras que abordaram desde o lado histórico, até o desenvolvimento e evolução no tempo e nas regiões do país, além de ações preventivas. Dentre os nomes que passaram pelo evento, o doutor em biodiversidade Animal da FIOCRUZ – Gabriel Wallau, falou sobre dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, de maneira conceitual e apontando dados.

De acordo com ele, existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos, sendo que poucas delas são de maior incidência no Brasil, como é o caso do Zika vírus está relacionado ao aparecimento da microcefalia e a microcefalia em bebês de gestantes infectadas e a Síndrome de Guillain-Barré.

Também participaram do I Fórum Municipal Vianense de Prevenção e Enfrentamento às Arboviroses, o biólogo da 10ª Coordenadoria Regional da Saúde – Alan Mota, a enfermeira da 10ª CRS – Eliane Azzolin, e da Secretaria de Saúde de Manoel Viana – Caroline Sudati, além do secretário da Pasta de Assistência Social e Saúde do município – Adriano Santiago.