Projeto estuda converter iluminação pública através de energia solar

Notícias Programas e Projetos

Já há algum tempo tem se falado em energia limpa ou energia renovável, ou seja, aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Ao lado da eólica, tem grande destaque e que vem aumentando sua “popularidade” em diversos ramos, está a energia solar ou fotovoltaica.

Com intenção de adotar e gradativamente migrar a forma de geração de energia pública a atual gestão, na manhã da última quarta-feira (12), através do líder do Executivo Municipal, Gustavo Medeiros ao lado do secretário de Governo, Gilberto Vieira Martins e da assessora técnica de projetos Cassiani Schimitt estiveram reunidos com uma comitiva da Unipampa – Universidade Federal do Pampa, campus de Alegrete.

A comitiva formada pelos alunos Manoel Alves, do curso de engenharia mecânica, Camila Vieira e Leonardo Richter, do curso de engenharia elétrica, ao lado do professor doutor José Wagner Kaelher discutiu com a Administração Municipal a formalização do novo termo de convênio com a Unipampa para dar continuidade nos trabalhos da elaboração do projeto de eficiência energética, aliado ao projeto de iluminação da Ponte General Osório.

Através do projeto, que está entrando em sua segunda fase, se pretende a instalação de placas fotovoltaicas que irão gerar energia elétrica produzida a partir de luz solar, podendo ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Com os sistemas conectados à rede não existe a necessidade de armazenamento de energia, pois quando o uso é maior que a produção (a noite, por exemplo), a energia é importada da rede da concessionária. Quando a geração de energia é maior que o uso, o excedente é exportado para a rede. Desta forma, o usuário recebe créditos e economiza na fatura de energia elétrica.

Após a primeira fase, que foi desenvolvida em cima da iluminação através das placas fotovoltaicas da Ponte General Osório, a equipe da universidade trabalhará na efetuação de um levantamento de dados na cidade quanto a iluminação pública e possíveis novos pontos onde possam ser implantadas as placas fotovoltaicas, como em prédios públicos e escolas do município.

Conforme acordado durante reunião, até o fim deste mês de setembro a equipe que está trabalhando com a coleta de dados pretende concluir essa etapa, de forma a dar continuidade ao planejamento. Com o projeto em pleno desenvolvimento, a proposta é alimentar toda a rede pública através da energia solar.