7 de setembro, data em que comemoramos a Independência do Brasil, a qual deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes. Em seguida, gritou “independência ou morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.
Anualmente o país celebra a semana da pátria, com atividades alusivas realizadas pelas escolas e com a comunidade, não só com o intuito de rememorar a importância da emancipação do Brasil, como avivar nas gerações o orgulho dessa nação.
Durante a semana, diversas atividades foram realizadas pelas escolas, assim como na Praça Central, onde culminou a programação alusiva ao 7 de setembro. Durante a tarde de sexta-feira escolas realizaram diversas apresentações artísticas, momento em que participaram alunos das escolas municipais e estaduais, na área urbana e rural de Manoel Viana.
Na abertura do ato, o prefeito Gustavo Medeiros falou sobre patriotismo destacando a sua importância, especialmente em um momento como o qual vivemos hoje, de delicadeza e importância política, visto tratar-se de um ano eleitoral. Ele finalizou falando sobre a opção pela não realização do desfile cívico, ressaltando que a mesma veio através de ofício encaminhado pelas escolas, em comum acordo entre corpo docente e discente, informando sobre a decisão.
Neste ano, a homenagem nacional foi para o Projeto Rondon, e em âmbito de Estado ao Tribunal de Justiça Militar. Para o âmbito municipal o tema escolhido foi “Educação e Cultura pela Paz” o que norteou as apresentações. Após as performances foi realizado o arriamento das bandeiras e a extinção do fogo simbólico.
Notícias Relacionadas:
- Apresentações das escolas marcaram encerramento da Semana da Pátria
- Atividades alusivas a Semana da Pátria tem início no município
- Escolas optam pela não realização do Desfile de 7 de setembro
- Corsan e Meio Ambiente realizam programação da Semana da Água
- Mateada encerra programação alusiva a Semana da Pátria