7 de setembro: Manoel Viana realiza tarde de atividades culturais

Cultura, Lazer e Turismo Educação Notícias

7 de setembro, data em que comemoramos a Independência do Brasil, a qual deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes. Em seguida, gritou “independência ou morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

Anualmente o país celebra a semana da pátria, com atividades alusivas realizadas pelas escolas e com a comunidade, não só com o intuito de rememorar a importância da emancipação do Brasil, como avivar nas gerações o orgulho dessa nação.

Durante a semana, diversas atividades foram realizadas pelas escolas, assim como na Praça Central, onde culminou a programação alusiva ao 7 de setembro. Durante a tarde de sexta-feira escolas realizaram diversas apresentações artísticas, momento em que participaram alunos das escolas municipais e estaduais, na área urbana e rural de Manoel Viana.

Na abertura do ato, o prefeito Gustavo Medeiros falou sobre patriotismo destacando a sua importância, especialmente em um momento como o qual vivemos hoje, de delicadeza e importância política, visto tratar-se de um ano eleitoral. Ele finalizou falando sobre a opção pela não realização do desfile cívico, ressaltando que a mesma veio através de ofício encaminhado pelas escolas, em comum acordo entre corpo docente e discente, informando sobre a decisão.

Neste ano, a homenagem nacional foi  para o Projeto Rondon, e em âmbito de Estado ao Tribunal de Justiça Militar. Para o âmbito municipal o tema escolhido foi “Educação e Cultura pela Paz” o que norteou as apresentações. Após as performances foi realizado o arriamento das bandeiras e a extinção do fogo simbólico.