Neste fim de semana teve início o mês de setembro, quando em sua primeira celebramos a Semana da Pátria, alusiva a data de independência do Brasil, conquistada em 7 de setembro de 1822 – essa foi a data em que o Brasil afastou de vez o risco de voltar a ser colônia de Portugal.
A semana que é celebrada em todo o território nacional, tem início com o acendimento do fogo simbólico, que no município ocorreu no sábado, ficando guardada na Praça Central. Durante o recebimento da chama conduzida por atletas e alunos do município, autoridades se fizeram presentes para prestigiar o ato.
Em sua fala de abertura das atividades Semana da Pátria, o chefe do Executivo – Gustavo Medeiros fez questão de ressaltar a necessidade de uma analise da conjuntura atual do país, é preciso uma visão, agora mais do que nunca, cautelosa e atenta da situação econômica e política da nação visto que em poucas semanas o brasileiro estará indo as urnas para decidir os futuros governantes da pátria.
Gustavo lembrou a decisão das entidades do município por optarem pela não realização do desfile cívico, reforçando de ainda assim serão realizadas diversas atividades durante a semana nas escolas reforçando que é preciso lembra e aprender com o passado, e se fazer uma leitura adequada da realidade presente para então se permitir projetar o melhor possível para o amanhã. A programação da Semana da Pátria vai até sexta-feira (07), com atividades a apresentações culturais, na Praça Central.
Ainda durante o ato de abertura, estiveram presentes professores e diretores das escolas da rede de ensino municipal e estadual, além dos atletas que representam o município no JERGS – Jogos Escolares do Rio Grande do Sul.