Setembro já vem se aproximando e junto se afloram os sentimentos do tradicionalismo gaúcho. Os costumes ficam mais evidentes, e as atividades desenvolvidas pelas entidades que prezam e cultuam a tradição rio-grandense se espalham pelo território do estado. No município, no último fim de semana uma das maiores entidades do município realizou os já tradicionais Encontro e Cavalgada dos Fundadores.
O 12º Encontro e a 11° Cavalgada dos Fundadores do GG Tropilha Gaviona, que neste ano completou o seu 32º aniversário, teve início no sábado (25) com a participação de 35 cavalarianos, que percorreram 20km, 12 na parte da manhã e 8 na parte da tarde, até chegar a Associação do Rincão dos Saldanhas, onde encerravam o trajeto do dia.
No domingo (26), data do retorno, os cavalarianos e outros tradicionalistas se reuniram para receber a visita ilustre o tradicionalista Mano Lima, o qual cavalgou junto ao agrupamento por um trecho, até o lonão onde realizou show para os presentes.
Conforme o sócio-fundador do GG Tropilha Gaviona e organizador do evento, Milton Saldanha, neste ano foram homenageados um dos parceiros da entidade, o tradicionalista Miguel Garaialdi e também uma das fundadoras do Grupo de Ginetes, Salete Machado.