Com o objetivo de valorizar as raízes culturais do município, como destacado pelo prefeito Gustavo Medeiros, foi aberto no último domingo (09) o II Festival Gastronômico de Manoel Viana. O festival que busca exaltar as quatro etnias que deram origem ao município, teve início com a Festa da Colheita organizada pelas famílias alemãs da cidade.
A imigração e a colonização alemã no país, de forma geral, tiveram um importante papel no processo de diversificação da agricultura, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar, e no processo de urbanização e de industrialização, além de ter introduzido no Brasil o cultivo do trigo e a criação de suínos.
A festa que reunião a comunidade vianeses e pessoas de fora da cidade, teve início com Culto de Ação de Graças, promovido pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil – organizadora do evento. Em seguida, no CTG Sentinela das Missões teve a realização de almoço seguido de reunião dançante.
O evento teve como ponto alto o almoço com cardápio típico que incluía do arroz, ao churrasco, linguiça, bolo de carne, massa caseira, maionese, saladas diversas, cucas, além de chopp, tortas doces e pudins. As festividades se encerraram com reunião dançante que se estendeu pela tarde.
Notícias Relacionadas:
- Cultura alemã abre II Festival Gastronômico de Manoel Viana
- II Festival Gastronômico cultua etnia alemã no próximo domingo
- Festival Gastronômico de Manoel Viana tem início no dia 10
- Etnia alemã dá início ao I Festival Gastronômico de Manoel Viana
- Festival Gastronômico: Noite Italiana acontece neste sábado