Nutricionista realiza ações junto a alunos das escolas do município

Educação Notícias Saúde

Qualidade de vida e a saúde das crianças de nosso município são dois importantes objetivos das escolas de Manoel Viana. Relacionado a isso existem muitas ações e conhecimentos que sendo direcionados para esse fim sendo alguns trabalhados numa parceria escola-família. 

Um desses trabalhos vem sendo desenvolvido pela nutricionista do município, Clara Dutra, através de ações de educação nutricional e avaliação antropométrica com todos os alunos da rede municipal de ensino. Nessas últimas semanas as ações têm sido desenvolvidas na Escola Alberto Pasqualini e junto a EMEI Maria Veni Lottermann.

Conforme a nutricionista, estas ações fazem parte do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Ela explica que as avaliações antropométricas levam em conta medidas tais como peso, altura, circunferência de cintura e circunferência de quadril que são utilizadas para o diagnóstico do estado nutricional (desnutrição, excesso de peso e obesidade) e avaliação dos riscos para algumas doenças (diabetes mellitus, cardiopatias e hipertensão arterial sistêmica).

Além das avaliações, Clara realiza falas com os alunos passando orientações sobre alimentação saudável, e a importância dessa prática, tendo em vista que durante a trajetória escolar, o aluno tem contato com inúmeros ensinamentos que os acompanharão por toda vida. Um deles está diretamente relacionado ao seu desenvolvimento e bem-estar como ser humano: a saúde.

O próximo passo do trabalho será realizado um estudo sobre os resultados das avaliações antropométricas, para então ser dado uma abordagem direcionada para aqueles alunos que apresentarem algum problema que necessite de orientações nutricional, seja por desnutrição ou excesso de peso.

Para a secretária de Educação do município – Ana Margaret Migotto, é importante tratar sobre esses assuntos desde cedo, tendo em vista que estes impactarão no crescimento de cada jovem. Debates que passam por temáticas desde a alimentação saudável, prática de exercícios físicos, qualidade de vida, prevenção de doenças e diferenciação de hábitos saudáveis dos sacrifícios para atingir um corpo considerado perfeito pela sociedade, são importantes para o desenvolvimento físico, mental e social dos alunos, reforça a secretária.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: