A tuberculose é a doença infecciosa mais mortal no mundo. A cada ano, cerca de 1,7 milhão de pessoas morrem, enquanto outros 9,6 milhões sofrem com a doença, principalmente em países em desenvolvimento.
Apesar de não ser mais tão famosa como antigamente, ainda causa preocupação, tendo em vista que somente o Brasil registrou 72,8 mil novos casos da doença no ano passado e 4.534 óbitos em 2017.
Levando em conta a importância da abordagem desse assunto a Secretaria de Saúde do município lançou um alerta nesta semana a respeito das microáreas da cidade de atendimento no ESF1, convocando para a realização de um grande grupo de discussão sobre o tema. O grupo de debate acontece no próximo dia 19, a partir das 9h30min, no Salão Paroquial.
Sobre a Tuberculose
A tuberculose é transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, e tem como principais sintomas tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço e dor no peito.
O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges etc.
Entre os principais sintomas da tuberculose estão:
Tosse por mais de duas semanas;
Produção de catarro;
Febre;
Sudorese;
Cansaço;
Dor no peito;
Falta de apetite;
Emagrecimento;
Escarro com sangue em casos mais graves.
Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.
Notícias Relacionadas:
- Campanha de atualização da vacina contra o sarampo para adultos tem início
- Campanha Nacional de vacinação Contra a Influenza
- Secretaria de Saúde realiza capacitação sobre Febre Amarela
- Executivo alerta sobre cuidados com a Dengue
- Crianças de 4 anos devem tomar nova dose da vacina contra febre amarela