Manoel Viana realiza estudos da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho

Educação Notícias

A Secretaria Municipal de Educação de Manoel Viana, juntamente com as Direções Escolares (municipais e estaduais) e com o Conselho Municipal de Educação realizaram, no último dia 17, o segundo dia D para estudos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho – RCG que nortearão a construção do Documento Orientador Vianense – DOV, o qual servirá de guia as ações educativas e a base curricular de nosso município para os próximos anos.

O encontro aconteceu na Escola Estadual de Educação Básica Manoel Viana, onde se fizeram presentes a equipe responsável pela pasta da Educação da SMETCD, as equipes diretivas e pedagógicas e todos os professores das sete escolas de Manoel Viana. A programação do encontro foi seguida conforme orientações da Equipe da Pró-BNCC, distribuídas em dois encontros da região da AMFRO – da qual nosso município faz parte.

O primeiro aconteceu em São Gabriel, no dia 31 de maio, no estiveram presentes a Diretora de Ensino do município – Rúbia Queli, a Presidente do Conselho Municipal de Educação – Lourdes Batista e a Diretora da EMEI Maria Veni Lottermann – Marta Pilar. Já o segundo encontro aconteceu em Alegrete, no último dia 13, no qual o município esteve representado pela Secretária de Educação – Ana Margaret Migotto, pela diretora da EMEF Alberto Pasqualini – Eliani Shimitt e, também, pela Diretora de Ensino – Rúbia Queli.

A diretora de Ensino ressalta que o município está construindo o DOV coletivamente, sendo que desde o dia D anterior – 12 de abril, os professores, a equipe da SMETCD e as equipes diretivas e pedagógicas estão realizando encontros de estudos, os quais foram organizados pelas áreas do conhecimento: Linguagem (língua portuguesa, língua inglesa, educação física e artes); Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Biológicas; Ensino Religioso. Rúbia explica que os grupos são formados por professores que atuam do 6º ao 9º ano e, também, do 1º ao 5º ano. Estes realizam estudos de todas as áreas do conhecimento, voltadas ao seu ano de atuação. Ainda há grupos de profissionais que atuam na educação infantil, etapas pré-escola e creche, destaca ela.

Com estes estudos os professores do município estão tendo a possibilidade de dialogar sobre os diversos temas que envolvem a educação de Manoel Viana. Conforme a diretora de Ensino, nesse último encontro, os estudos foram voltados a debater algumas concepções como: Formação continuada dos profissionais da educação; Temas contemporâneos; Competência; Educação; Aprendizagem; Diversidade; Interdisciplinaridade; Educação Integral; Currículo; Cultura Digital; Metodologia; Avaliação.

Ela conclui destacando os avanços importantes que estão realizados durante os debates, dando ênfase ao adiantamento da elaboração do Documento, em relação a outros municípios da região, tendo em vista que o mesmo possui data para conclusão e entrega ao Conselho Municipal de Educação, para aprovação e devidos encaminhamentos.