Reunião discute reinício das atividades do CIANE e implantação da Equoterapia

Notícias Programas e Projetos Saúde

Na noite dessa quarta-feira (03) o prefeito Gustavo Medeiros esteve reunido em seu gabinete para discutir a reativação do Centro Integrado de Atendimento às Necessidades Especiais – CIANE, além da implantação do projeto de equoterapia. Participaram da reunião, pais de alunos e os secretários de Saúde – interino – Denis Abreu, e o secretário de Saúde Adriano Santiago, que deve retornar a sua posição na próxima semana.

Conforme Adriano Santiago, um dos responsáveis pela reimplantação do Centro, a proposta é inicialmente entender a demanda e as necessidades de cada aluno/paciente para, então, dar um acompanhamento multidisciplinar procurando promover uma evolução no quadro de cada um, através das atividades desenvolvidas pelo CIANE e, também, por meio da equoterapia.

O prefeito Gustavo Medeiros destaca que inicialmente o projeto atenderá a um grupo de aproximadamente 20 alunos, sendo que as matrículas já estão abertas. Os pais e interessados deverão preencher um cadastro junto a Secretaria de Saúde e Assistência Social ou no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS Manoel Viana. Em seguida, os prospectos passaram para um processo de triagem, que envolve uma equipe multidisciplinar que avaliará as necessidades caso a caso.

As sessões de equoterapia deverão acontecer junto ao CRAS, sob a orientação do educador físico – com graduação em Necessidades Especiais, e Inclusão Social, além de profissional de equoterapia, Diane Dorneles. Objetivando o estímulo e o desenvolvimento da mente e do corpo, cada aluno deverá ter duas sessões por semana, em turnos e horários a serem pré-estabelecidos.

Ainda durante a reunião, o prefeito Gustavo Medeiros abriu a discussão sobre a possibilidade da construção de um complexo com piscina térmica para o desenvolvimento de atividades com esses alunos, através de hidroterapia e terapia ocupacional aquática. Conforme o chefe do Executivo, a ideia deve ser amadurecida, e um projeto desenvolvido e pleiteado junto a União, e parlamentares em busca de apoio para a sua devida implantação.

“Temos espaço físico, e condições de uma contrapartida orçamentária para a criação de um complexo dessa categoria, entretanto, o desenvolvimento de um projeto dessa magnitude é preciso contar com o apoio de fora, seja através de verbas da União ou de emendas parlamentares”, destaca Gustavo, assegurando que contatos deverão ser realizados em breve. “Nosso objetivo é reativar o CIANE, projeto criado ainda no meu mandato anterior, e que tinha grandes possibilidades, todavia, hoje lutamos para recomeçar do zero, e vamos trabalhar para que seja ainda melhor”, finaliza o prefeito.

 

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: