Nessa semana o município recebeu a entrega de livros didáticos do Projeto Aprova Brasil, da Editora Moderna, para o ensino fundamental, contemplando as disciplinas de língua portuguesa e matemática do 2º ao 9º ano. Os novos livros auxiliarão os professores na condução das aulas, tornando-as mais atraentes e fazendo com que o aluno adote uma postura mais participativa, de forma a melhorar o desempenho deste.
A conquista desse material se deu a partir de uma viagem do prefeito Gustavo Medeiros a Brasília, quando de conhecimento da Iniciativa PAR – Plano de Ações Articuladas 90, para aquisição de livros didáticos com intuito de melhorar o IDEB – Índice de Desenvolvimento de Educação Básica das escolas. Através da Secretaria de Educação o município foi cadastrado no Plano, se tornando um dos poucos municípios do estado a ser contemplado por este Programa. “Foi um grande mérito da Administração Municipal a conquista deste material, visto que, poucos municípios do estado conseguiram”, destaca a diretora de ensino, Queli Corsini.
Durante essa semana, estiveram em nosso município à consultora da Editora Moderna – Daniele Pasin Tomazini e a assessora pedagógica – Cristina Cavalcanti, que realizaram a entrega dos livros na Escola Alberto Pasqualini. Elas ainda realizaram uma reunião de alinhamento do Programa com as equipes diretivas e pedagógicas da SMETCD e das escolas, reunindo docentes que atuam do 2º ao 5º ano dos anos iniciais e as que atuam nas disciplinas de matemática e língua portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo estas que irão desenvolver o trabalho com os alunos.
Conforme a secretária de Educação, Ana Margaret Migotto, esta iniciativa busca melhorar a qualidade do ensino ministrado nas três Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Manoel Viana, pois este material servirá de subsídio aos professores, e as atividades propostas neles buscam o desenvolvimento de competências leitoras e matemáticas, logo a melhoria dos resultados nas avaliações externas na área da educação da rede municipal.
O material é composto por um kit de livros consumíveis para cada aluno (língua portuguesa e matemática) e um kit de livro guia para cada professor. Também existe uma plataforma digital onde todas as turmas participantes foram cadastradas e nela serão lançados os dados dos 4 (quatro) simulados avaliativos que acontecem no decorrer do processo e após cada bloco de lições. O Programa está previsto para acontecer em nosso município durante os próximos três anos – 2019, 2020 e 2021.
Notícias Relacionadas:
- Educação realiza 1º Encontro pela “Alfabetização na Idade Certa”
- Henrique Dias recebe camisetas do “Jogue Limpo” e computadores do Valor “S”
- Escolas municipais classificam 12 alunos para Olimpíada Brasileira de Matemática
- Comissão se reúne para discutir Processo Seletivo
- Manoel Viana realiza estudos da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho