Planificação da Atenção à Saúde busca dar mais eficiência a atendimentos

Saúde

O secretário de Saúde e Assistência Social de Manoel Viana – Adriano Santiago esteve no início desta semana participando de reunião com a Secretaria da Saúde do Estado (SES) com o intuito de implantar a Planificação da Atenção à Saúde nos onze municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Alegrete.

A secretária Arita Bergmann participou do evento de abertura e assinatura do termo de adesão à Planificação, junto aos municípios participantes. O processo busca fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Atenção Ambulatorial Especializada. Ainda, organizar de forma mais eficiente o encaminhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos diversos serviços prestados.

“Essa região está de parabéns por dar início ao processo de planificação da saúde. Queremos qualificar o atendimento e melhorar os indicadores. Vamos juntos realizar o que o governo do Estado quer para essa região, escolhida para ter a planificação, que é melhorar o atendimento na saúde”, disse Arita.

Para o secretário de Saúde do município, as ações da planificação visam capacitar os servidores e diminuir os indicadores negativos, prioritariamente na questão materno-infantil. A inauguração do Ambulatório de Gestante de Alto Risco ocorreu na segunda-feira (08), em Alegrete, e com isso temos um compromisso maior do estado com os recursos e a manutenção dos serviços da área. Espero que isso venha realmente diminuir os indicadores negativos, e qualificar os serviços em saúde para a nossa região, conclui o líder da Pasta – Adriano Santiago.

O encontro contou com as presenças de prefeitos da região, secretários municipais de saúde da Fronteira Oeste, representantes dos legislativos da região, diretores da secretaria estadual da saúde, da 10ª. Coordenadoria Regional de Saúde. Diretores e representantes de hospitais, e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

IMAGEM – DPCom PMA (Alair Almeida)