4ª edição do FIAT Danças Tradicionais acontece em setembro

Cultura, Lazer e Turismo

Acontece no dia 1º de setembro mais um Festival Ibicuí de Artes e Tradições de Manoel Viana, que entra em sua quarta edição. Realizado pelo CTG Sentinela das Missões em parceria com a Prefeitura de Manoel Viana, o FIAT Danças Tradicionais objetiva valorizar e difundir a cultura gaúcha através de manifestações artísticas, promovendo a integração entre grupos e entidades, resgatando, mantendo e preservando a história e as tradições do Rio Grande do Sul.

O Festival reúne entidades filiadas ao MTG, além de escolas das redes municipais, estaduais, particulares e instituições de ensino superior, sendo desenvolvido através do concurso de danças tradicionais nas categorias mirim (até 13 anos), juvenil (de 14 a 18 anos), adulta (a partir dos 15 anos), sendo que cada grupo poderá inscrever um par coringa, ou seja, um par com idade maior do que a exigida (no máximo um ano).

Os grupos de dança deverão ser formados de no mínimo 5 e no máximo 12 pessoas, sendo que a comissão avaliadora atribuirá nota aos participantes empregando critérios estabelecidos. Sendo que haverá distribuição de troféus e prêmios em dinheiro para 1º e 2º colocados, para as categorias filiadas e não filiadas.

O Festival que deve reunir participantes de todo estado, acontece na sede do CTG Sentinela das Missões, onde será cobrado o valor simbólico de R$ 10,00 na entrada de acesso ao local do evento, onde também haverá praça de alimentação. No dia também será servido almoço – com reservas antecipadas, ao valor de R$ 20,00 por pessoa.

As inscrições se encerram no dia 26 de agosto, às 20h, podendo ser feita através dos e-mails fidelcinamlbittencourt@hotmail.com, ef.costa1980@hotmail.com ou ainda pelo dancatradicionalchicojr@gmail.com, de forma gratuita, devendo ser realizadas pelas entidades e/ou instituições de ensino. O Festival tem início previsto para às 8h do dia 1º,  sendo que a ordem de apresentação dos participantes, em cada modalidade, será determinada por sorteio, realizado na sede do CTG Sentinela das Missões, no dia 30 de agosto.