Projeto de equoterapia começa a ser desenvolvido junto ao CRAS

Notícias

Estão em desenvolvimento junto ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Manoel Viana, as atividades voltadas a equoterapia. Sob a orientação do educador físico – com graduação em Necessidades Especiais, e Inclusão Social, além de profissional de equoterapia, Diane Dorneles, os atendimentos visam o estímulo e o desenvolvimento da mente e do corpo.

Na prática, ela estimula a mente e o corpo por meio do andar do cavalo, que faz movimentos tridimensionais ou em três eixos: para cima e para baixo, para um lado e para o outro, para frente e para trás. Esses estímulos ritmados provocam uma série de reações no corpo do cavaleiro. O paciente é levado a contrair e relaxar as pernas e o tronco, melhorando suas percepções, funções motoras e, principalmente, o equilíbrio.

O projeto atende atualmente 07 alunos/pacientes, sendo duas sessões semanais por aluno, em turnos e horários pré-estabelecidos. Praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade – sejam crianças, jovens, adultos e idosos, a terapia é desenvolvida junto ao CRAS nas segundas e terças-feiras, das 8h ao meio dia, e das 13h30min às 17h.

A proposta é de montar uma turma com até 20 alunos. O acesso ao programa deve ser feito através dos pais e interessados que deverão preencher um cadastro junto a Secretaria de Saúde e Assistência Social ou no CRAS Manoel Viana. Em seguida, os prospectos passaram para um processo de triagem, que envolve uma equipe multidisciplinar que avaliará as necessidades caso a caso.

 

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: