Vida em Movimento completa 8 anos buscando qualidade de vida na terceira idade

Programas e Projetos Saúde

O brasileiro está vivendo mais. A expectativa de vida no Brasil chegou a 76 anos, de acordo com a projeção de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o maior desafio das atuais gerações é alcançar a longevidade com qualidade de vida. Porque, para viver muito, é preciso viver bem! Uma série de hábitos positivos pode colaborar para uma terceira idade saudável, e um deles é a prática regular de atividades físicas.

Com isso, a Prefeitura de Manoel Viana através da Secretaria de Saúde e Assistência Social mantém em desenvolvimento o programa Vida em Movimento, que neste mês de julho completou 8 anos, comemorados no último fim de semana. Durante as atividades alusivas a data – 11 de julho, o prefeito Gustavo Medeiros destacou o importantíssimo papel desempenhado junto a grupo, reconhecendo a importância das atividades não somente para o bem-estar do corpo, como da mente.

Além do prefeito, também estiveram participando das festividades a diretora de Ensino – Rubia Queli Corsini, e a secretária de Educação, Turismo, Cultura e Desporto – Ana Margaret Migotto, que em sua fala também reforçou as importantes ações desenvolvidas pelo grupo, dando ênfase a prática de exercícios, uma vez que estas vão se refletir na qualidade de vida e no envelhecimento ativo.

As integrantes do grupo contam com diversas atividades e oficinas educacionais, culturais, esportivas, de lazer, assistência social e saúde, através de dinâmicas, socialização, musicalização, postura, momentos de intergeracionalidade que possibilitam a implantação de projetos que trabalhem as questões em seu caráter de prevenção.

As atividades do grupo levam como uma das principais perspectivas o movimento do corpo, o qual pode auxiliar na prevenção ou tratamento de males como a depressão, diabetes, osteoporose e doenças cardíacas, além de contribuir pela melhora na qualidade de vida. As atividades são desenvolvidas em duas frentes, junto ao Salão São José no Bairro Vila Nova, e no Salão da Terceira Idade, no Bairro Navegantes, nas tardes de segundas, quartas e sextas-feiras.