IV Fórum Municipal de Educação conclui com sucesso sua programação

Educação

Com grande sucesso, se encerrou na sexta-feira (16) a programação do IV Fórum Municipal de Educação de Manoel Viana, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Turismo, Cultura e Desporto, em parceria com Instituto Federal Farroupilha. O evento que teve, neste ano, a temática “A Escola Pública: Valorizando o Ser, o Aprender e o Conviver”, teve início na quinta-feira (15), contando com a presença de autoridades no campo da educação, assim como representantes do Executivo e Legislativo Municipal, além de segmentos da comunidade local.

A programação ofereceu aos participantes grandes palestras e debates, acerca de assuntos como a “Valorização dos profissionais da educação”, “Inclusão do estudante, público alvo da Educação Especial”, e “Psiquiatria e a saúde mental na escola: derrubando estigmas”, dentre outras. Durante os dois dias, o público também pode acompanhar diversas apresentações artísticas e culturais promovidas pelas instituições de ensino do município, culminando com a com mostra de pôsteres e cine-pipoca com o filme “Extraordinário”.

Para a secretária de Educação do município, Ana Margaret Migotto, a escola tem de ensinar para a vida usando novas metodologias de ensino, e isso é o que se objetiva buscar em eventos como este, e é considerado de grande positividade os resultados alcançados com mais essa edição do Fórum Municipal, que cada vez se torna maior e de melhor qualidade.

Assim como a responsável pela Pasta de Educação, o líder do Executivo Municipal – Gustavo Medeiros destaca que o professor tem de agir como um facilitador, um inspirador. Afinal de contas, o futuro da educação passa não somente pelo conteúdo, mas como ele é entregue às pessoas, e ele enfatiza que é preciso ensinar as crianças a pensar e a ter pensamento crítico. Dessa forma, elas chegarão à vida adulta com outro pensamento.

O aprimoramento e qualificação dos educadores de hoje são essenciais a esse processo de evolução no campo da educação, reflete Gustavo. E é imprescindível a realização de eventos como o IV Fórum Municipal de Educação, o qual ele tem certeza ter sido de grande impacto nos objetivos traçados tanto pelos gestores da educação do nosso município, como também pela Administração Municipal, conclui ele.