VI Entrevero Cultural empossa peonada para gestão 2019/2020

Cultura, Lazer e Turismo Notícias

Mais um Entrevero Cultural de Peões de Manoel Viana foi realizado neste fim de semana, tendo como objetivo trabalhar a história e cultura de forma responsável, resgatando o comportamento ético e social do universo tradicionalista gaúcho, incentivando, também, a permanente busca por conhecimento sobre a história e costumes do estado do Rio Grande do Sul.

A sexta edição do evento reuniu ao todo 14 piás, guris e peões representando cinco das sete entidades tradicionalistas vianenses. Através de avaliações em forma de prova escrita, realizada na noite de sexta-feira (16), e apresentações artísticas e de conhecimento de lida campeira, no sábado (17), os candidatos almejavam o título de representantes da peonada pela gestão 2019/2020, de Manoel Viana.

As atividades se deram em dois dias, no Piquete Alma Nova, e contou com a participação da comissão avaliadora formada pelos tradicionalistas Joel Soares, Rubens Nogueira e Jânio Momback – prova campeira, e Andressa Fernandes, Verônica Corrêa e o Peão da 10ª Região Tradicionalista Magno Bau Aires – que avaliaram a participação artístico-cultural. O Entrevero se encerrou com o baile no qual a peonada foi nomeada para a nova gestão. Os peões ao lado das prendas empossadas na Ciranda Municipal, realizada no mês de julho, terão a responsabilidade de representar o tradicionalismo gaúcho vianense em eventos, assim como desenvolver atividades que envolvam a comunidade, disseminando o conhecimento sobre a cultura tradicionalista.

Um destes projetos será o “Paixão Cortes nas Escolas”, que acontece do dia 02 a 06 de setembro, nas escolas do município – cidade e interior. Durante este, serão realizadas palestras nas escolas sobre a vida e obras de Paixão Cortes, ministradas pelo tradicionalista Francisco Junior, além de oficinas campeira com Zeca Vezossi, e artístico-cultural com Carol Correa e Francisco Junior. Durante o projeto a peonada e o prendado também estarão envolvidos realizando atividades com os alunos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Categoria Peão

1º Lugar – Welerson Vitor Garcia Arce (CTG Sentinela Das Missões)

2º Lugar – Iruan Flores Mazoy (Piquete Espora de Prata)