I Caminhada Ecológica e Histórica de Manoel Viana tratou sobre patrimônio cultural

Agropecuária e Meio Ambiente Cultura, Lazer e Turismo

O último domingo (18) foi mais um dia histórico para o município com a realização da 1ª Caminhada Ecológica e Histórica de Manoel Viana, ato que celebrou o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, instituído em abril deste ano. A data foi criada por meio do decreto nº 54.608, de 25 de abril deste ano, e institui o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e sua celebração no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto – nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e diretor da instituição por 30 anos.

Promovida pela Prefeitura Municipal, a caminhada teve início na Praia e Camping Rainha do Sol, às 10h, da qual participaram integrantes de entidades do município, como Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo de Manoel Viana, prendado e peonada municipal, representantes do Conselho Municipal de Turismo, além do Executivo Municipal, dentre outros.

No início da Caminhada, a secretária de Agricultura – Luiza Meus, falou um pouco das noções sobre vegetação arbórea, assim como de mata ciliar e sua importância em nosso município, devido a presença do Rio Ibicuí. Ainda na Praia, foi realizado o plantio de uma muda de ingazeiro, que como explicada pela secretária, é uma árvore de grande importância para a fauna, já que é fixadora de nitrogênio e recuperadora de áreas degradadas, sobretudo próximas aos cursos d’água.

Em seguida, a caminhada seguiu percurso até a Praça Augusto Marques Alvares Cunha, onde os participantes puderam acompanhar uma fala do conselheiro Estadual do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Valdevi de Lima Maciel, sobre o “chimarrão no imaginário da vida dos vianenses do pampa”. Ainda durante a jornada, novas mudas de árvores foram plantadas na Praça Central, culminando com um ato diante a placa de homenagem à Comissão Emancipadora de Manoel Viana.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: