Patriotismo. Palavra que se define como sentimento de amor à pátria, aos seus símbolos nacionais que compreendem bandeira, hino, brasão, vultos históricos, riquezas naturais e patrimônio material e imaterial. E é no dia 7 de setembro que o povo brasileiro evidencia esse amor, no dia em que o Dom Pedro I declarou a independência do Brasil, as margens do Rio Ipiranga. Dia e sentimento lembrados até hoje através das atividades alusivas a Semana da Pátria.
Atividades que se concluíram no último sábado (07), após seu início no domingo (1º) com o acendimento do fogo simbólico. As atividades foram desenvolvidas na Praça Central, durante a semana, coordenadas pelas escolas de Manoel Viana juntamente ao Grupo Vida e Movimento, e dos Bombeiros Mirins de Manoel Viana.
Em uma tarde quente, e de condições de clima que prenunciavam chuva a qualquer momento, a Secretaria de Educação, Turismo, Cultura e Desporto desenvolveu a última etapa da programação da Semana da Pátria com atividades realizadas que tiveram início às 15h, com mateada na Praça Central, apresentações culturais e artísticas, concluindo às 18h com o arriamento das bandeiras. Ainda durante a tarde se previa o show de Hemerson Mendoça e banda, o qual foi cancelado com o início da chuva.