Seminário de Inclusão e Diversidade aborda pedagogia Griô

Cultura, Lazer e Turismo Educação

Teve início na manhã desta terça-feira (25) o Seminário de Inclusão e Diversidade – Culturas Afro, Africanas e Indígenas, tendo como tema a Pedagogia Griô. O seminário que se encerra na tarde desta quarta-feira (26) acontece em dois lugares, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini e no Salão LA Eventos, nos turnos da manhã e tarde.

Organizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e o Núcleo Gestor de Inclusão das Culturas Afro e Indígenas no Currículo Escolar de Manoel Viana, o seminário conta com a participação de Márcio Caires – co-criador da pedagogia Griô, Iracema Kaingang, mestras e mestres Griôs de Manoel Viana – repentistas, benzedeiras, capoeiristas, dentre outros.

A Pedagogia Griô é tida como uma pedagogia facilitadora de rituais de vínculo e aprendizagem entre as idades, entre escola e comunidade, entre grupos étnicos-raciais e de gênero, territórios de identidade, saberes ancestrais de tradição oral e as ciências, artes e tecnologias universais, por meio de um método de encantamento, vivencial, dialógico e partilhado para a elaboração do conhecimento e de um projeto comunidade/humanidade que tem como foco a expressão da identidade, o vínculo com a ancestralidade e a celebração do direito à vida.

Hoje, pela parte da manhã no Alberto Pasqualini o seminário abordará a vivência de identidade e ancestralidade/contação de histórias, além da vivência de saberes tradicionais: o vínculo com mestras e mestres griôs. E, pela tarde, no Salão LA Eventos, acontece o encerramento do seminário com encontros dialógicos e avaliações. O seminário tem como público alvo professores das redes municipal e estadual do município, além do Instituto Federal Farroupilha.