Saúde e Assistência Social organizam roda de conversa alusiva ao Setembro Amarelo

Saúde

Nesta semana a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social realizou uma roda de conversa com doutor Fernando Uberti e a psicóloga Vanessa Machado, alusiva a temática do Setembro Amarelo. A atividade teve como público alvo os pacientes da Rede de Atenção Psicossocial, além das Equipes de Saúde da Família.

Com a temática “Derrubando o estigma de cuidar de si mesmo”, os palestrantes falaram sobre a importância das pessoas que estejam passando por momentos de crise buscarem por ajuda. O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso, é essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem, tendo em vista que hoje um dos maiores desafios da sociedade e dos profissionais de saúde é identificar as pessoas que estão em risco ou são vulneráveis ao ato.

O tema complexo, delicado e cheio de tabus, não pode ser ignorado pela sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem todos os anos por atentarem contra a própria vida, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos. A cada morte, pelo menos seis pessoas são impactadas diretamente. A consequência é alarmante: em 2015, o suicídio foi considerado a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. Só no Brasil, 32 pessoas cometem suicídio todos os dias.

Com isso a Pasta de Saúde e Assistência Social propôs essa roda de conversa com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: