IV Feira do Livro de Manoel Viana acontece entre os dias 16 e 19

Cultura, Lazer e Turismo Educação

A Administração Municipal através da Secretaria de Educação, Turismo, Cultura e Desporto e em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc, preparam mais uma Feira do Livro de Manoel Viana. Neste ano, entrando em sua quarta edição, ela deve acontecer entre os dias 16 e 19 de outubro, na Avenida Ibicuí, junto a Praça Central. Já são 11 nomes confirmados, entre autores e oficineiros que deverão passar pela feira vianense, vindos das cidades de Alegrete, Uruguaiana, Santiago e Santa Maria.

Dentre a grande diversidade de figuras do mundo dos livros que se farão presentes neste ano, a feira do livro vianense terá como patrona a uruguaianense Eleonora Medeiros, que atua como pedagoga, escritora e contadora de histórias, somando 22 anos de experiência na área da educação literária. Idealizadora do projeto de mediação de leituras “Ninho no coração”, realizado em cursos de magistério e ONGs que incentivam e iniciam a capacitação de adolescentes com oficinas para formação de jovens contadores de histórias. Possui três obras infantis, publicadas pela Editora Via Pampa: “Luzia, a gatinha pretinha”, “Uma colcha para cobrir o mundo” e “A princesa  escabelada e o galante vendedor de pentes”.

A feira deste ano também traz como homenageado o jornalista santiaguense Márcio Brasil, que já atuou no jornal Expresso Ilustrado e, atualmente, coordena a Comunicação da Prefeitura de Santiago. Márcio já presidiu o Centro Cultural “Aureliano de Figueiredo Pinto” e também Casa do Poeta “Caio Fernando Abreu”. Também, já foi patrono da Feira do Livro de Santiago, em 2018. Sendo autor de cinco livros, entre os quais “A Menina que veio de Saturno”, de ciência e ficção, voltado às crianças.

A programação terá início na noite de quarta-feira (16), a partir das 19h30min, com um Sarau Poético à Feira do Livro, com a participação de Victor Lobins. O evento se dará no Bar da Tia Laura. Já na quinta-feira, as atividades tem início na parte da manhã, com exposição de trabalhos, contações de histórias, e apresentações culturais, dentre outras. E, a partir das 19h acontece a abertura oficial da IV Feira do Livro de Manoel Viana. Seguida de uma mesa temática “A leitura em tempos de tecnologia – Desafios e Perspectivas”, com a patrona da feira – Eleonora Medeiros e o homenageado – Márcio Brasil, no Palco Principal.

As atividades na feira se estendem até o sábado (19), com atividades tais como o Autor Presente na escola, que vai contar com a participação de Márcio Brasil. Contações de histórias, recitais, apresentações artísticas e culturais, sessões de autógrafos e oficinas, dentre muitas outras atividades estão previstas, nos três turnos. A programação se encerra com apresentação cultural das Invernadas de Danças Sentinelas do Minuano, recital de poesias “Chiquinho Salles”, e show com Emerson Mendonça e Banda.