Jovens vianenses sobem ao pódio e se sagram campeões dos Jergs 2019

Esportes Notícias

Manoel Viana entrou para história no ao subir no topo do pódio, no último sábado (28), durante a final estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), na modalidade atletismo – corrida de revezamento 4×100, em Porto Alegre. A equipe saída da Escola Estadual Manoel Viana levou cinco jovens (incluindo o reserva) a conquistar o título de campeões estaduais de 2019, com o tempo de 45 segundos e 20 centésimos.

O time formado pelos jovens Talis Bíscaino, Jean Antunes, Edieno Duarte, Wendy Pereira e Gilliard Petroceli (reserva), competiu com outras cinco equipes gaúchas, sob a orientação e os cuidados dos professores Carlos Mautone e Andreia Denis. Conforme a professora Andreia, após o grande resultado a equipe já foi convidada a se federar pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Após a chegada de volta ao município, os jovens desfilaram pelas ruas da cidade em uma carreata, no final da tarde de domingo. Para o prefeito Gustavo Medeiros, a importância do incentivo às práticas desportivas se torna cada vez mais evidente, visto os resultados que os nossos jovens estão alcançando, os quais se tornam exemplos para a comunidade, de perseverança, garra e principalmente como cidadãos.

Os Jergs são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, organizados e supervisionados pela Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em parceria com as prefeituras e a comunidade escolar gaúcha. Disputados em quatro fases: Municipal, de Coordenadoria, Regional e Final Estadual. O campeão dos Jergs participará da Seletiva RS – cruzamento das escolas públicas e privadas – para os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).

Menções honrosas

Destaques também, da fase estadual, foram os jovens Carlos Daniel da Escola Municipal Alberto Pasqualini, e Juliano Saldanha da Escola Estadual Manoel Viana, que apesarem não terem conseguido pódio, conquistaram importantes resultados dentre os melhores do estado.

Uma grande referência para o desporto municipal, o jovem aluno Carlos Daniel participou do ParaJergs 2019 – competição que reúne estudantes com algum tipo de deficiência. Carlos Daniel foi incluso com Deficiência Intelectual (DI), representando o município na final estadual, após ser campeão nas regionais, na modalidade de salto em distância alcançando a quarta colocação.

Juliano Saldanha, mais um vianense que conquistou um grande resultado na modalidade Xadrez, da qual participou com outros 31 atletas. O jovem consegui a chegar a 11ª posição entre os melhores do Rio Grande do Sul.