Tem início na próxima semana a Campanha Nacional Contra o Sarampo, divida em duas etapas, a primeira em outubro e a segunda em novembro. A primeira acontece dos dias 07 a 25 de outubro, para as crianças não vacinadas, de 6 meses a menores de 5 anos, sendo 19 de outubro o “Dia D”. A segunda etapa acontece entre os dias 18 a 30 de novembro para adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. Para este publico o “Dia D” acontece em 30 de novembro, conforme o oficio informativo pelo Ministério de Saúde.
O Ministério ainda recomenda as Pastas municipais e unidades de saúde, para que seja ofertada a vacina de febre amarela em todos os municípios do Rio Grande do Sul para a população cuja faixa etária compreende as idades de 9 meses de idade até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Além de avaliar o quantitativo da vacina de febre amarela e insumos disponíveis nos municípios e realizar solicitação extrarrotina, pois será disponibilizado estoque suficiente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI).
Também se orienta para que seja efetuada avaliação da situação vacinal de febre amarela para os pais, responsáveis e acompanhantes das crianças na primeira fase do período de vacinação contra o sarampo, assim como realizar o registro de doses anteriores de febre amarela.
A Central de Vacinação do município frisa que a Campanha é de atualização, sendo que no dia D de mobilização, os horários de atendimento nos ESFs 01 e 02, serão das 8h às 17h. Conforme a Pasta da Saúde, a tríplice viral faz parte do calendário vacinal de rotina para pessoas até 49 anos e sempre tem disponível na unidade, alertando para que a população leve a caderneta de vacinação e cartão SUS, no dia da vacina.