Saúde e Assistência Social evidencia Outubro Rosa e Saúde Mental em palestras

Informativos Saúde

Outubro, o mês da saúde mental e da campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, também conhecido por Outubro Rosa. Com isso a Administração Municipal organizou e desenvolve atividades voltadas a essas importantes datas, através da Secretária de Saúde e Assistência Social de Manoel Viana.

A agenda teve início no último dia 09, com a palestra sobre Saúde Mental realizada na Câmara de Vereadores. Através da qual a comunidade teve melhor entendimento sobre essa temática que abrange o estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Já nessa segunda-feira (14), as equipes dos ESFs e do CRAS realizaram uma palestra com a ginecologista do município – Lívia Perez, no Salão da Terceira Idade. Esta falou sobre os cuidados para prevenção do câncer de mama e colo do útero, além de tratar sobre a prevenção de DSTs. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

A agenda acerca do Outubro Rosa tem continuidade com atividades na Barragem do Itu, no próximo dia 16, pela parte da manhã. O encontro será conduzido pela fisioterapeuta Danúbia keller e contará com a realização de preventivos com enfermeira Caroline Sudati. Já no dia 17, as ações serão realizadas junto a comunidade do Assentamento Santa Maria do Ibicuí, com fala da enfermeira Luana Ribas – a partir das 13h30min.

Na comunidade do Lageado a Secretaria informa que ainda não há data definida, destacando que as atividades desenvolvidas na zona rural contam com o apoio e parceria da Secretaria de Agropecuária, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Pesca e Cooperativismo, assim como, também, da Emater.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: