A IV Feira do Livro de Manoel Viana conclui mais uma edição com grande sucesso

Cultura, Lazer e Turismo Educação

Com a proposta de sempre inovar e oferecer cada vez mais e melhor, a Administração Municipal realizou nesse fim de semana mais uma Feira do Livro. Em novo espaço, mais amplo e com melhor acesso e localização, a quarta edição promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, atraiu grande público, além de diversos autores na melhor feira já organizada no município.

Com nomes de destaque do universo literário e cultural, a edição reverenciou autores como Márcio Brasil e Eleonora Medeiros, homenageado e patrona da feira. A comunidade e a Administração ainda realizaram tributo ao poeta local Francisco Salles, também conhecido como Chiquinho Salles. Durante a sexta-feira (18) alunos das escolas de Manoel Viana participaram de um concurso cultural de poesias saudando esse importante nome da comunidade vianense.

A Feira incorporou importantes eventos, como o Amfro Debate, onde foram discutidas diversas temáticas relacionadas ao turismo na região da Fronteira Oeste gaúcha, debatendo seus potenciais e oportunidades. Apresentações culturais, intervenções cênicas, momentos com autores, oficinas, lançamentos de livros e sessões de autógrafos foram algumas das atrações que movimentaram a feira que teve início na quarta-feira (16), com o Sarau Literário e se estendeu até o sábado (19).

O prefeito Gustavo Medeiros enalteceu o grande evento, exaltando a organização e o papel dos envolvidos, abrangendo a comunidade que prestigiou independente das condições de clima, que variaram do calor ao frio, do tempo bom às fortes chuvas. Em sua fala, ele também destacou a importância do incentivo a educação e a cultura aos jovens vianenses que serão responsáveis por construir o futuro do município. Incentivo esse que acontece através de eventos como a Feira do Livro, idealizada em sua gestão anterior, e recuperada nessa administração, partindo para o seu terceiro ano ininterrupto, e quarta edição ao todo.

A seguir confira o resultado dos participantes do Concurso de Poesia que homenageou Chiquinho Salles.

I categoria (3º ao 5º ano do Ensino Fundamental)

Poesia: Vida de Andarilho

Autora e intérprete: Alice Pinheiro dos Santos

Professora: Glades Sirlei Vessozi

Poesia: Saudades do Poeta

Autora e intérprete: Marjane Vareiro dos Santos

Professora: Vilma Camargo

EMEF Alberto Pasqualini

Ainda participaram pela categoria os alunos Dieniffer Trindade Borges, Nicoly Echeverria Mecking, Miguel Garcia dos Santos,  José Ângelo Mello Rosso (com a poesia de autoria de Samuel de Mello Rosso) e  Klara Elisa de Moura Possap.

II Categoria (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental)

Poesia: Alberto – Francisco

Autora e intérprete: Carolline Barros Medeiros

Professora: Sonja Antolini Veçozzi

EMEF Alberto Pasqualini

Também concorreram os alunos Carine Gabrieli Oliveira e Lucas Espelocin Leguissamo.

Poesia: Chiquinho Salles

Autor: Luan Pereira de Pereira

Intérprete: Andrei Ramos da Fontoura

Professora: Marilei Londero