Escola Henrique Dias realiza XI Seminário de Educação do Campo

Educação Esportes Notícias

No último dia 08, a Escola Municipal Henrique Dias, na Barragem do Itu, realizou mais o XI Seminário de Educação do Campo, com a temática “A importância da valorização do homem do campo para o desenvolvimento do meio rural”. Com o objetivo de integrar as escolas do interior ao redor do debate, o seminário contou com a participação, também, das Escolas do município Érico Veríssimo – do Lajeado, e Paulo Freire – do Assentamento Santa Maria do Ibicuí.

O evento teve início com a hora cívica, objetivando o resgate de valores cívicos, incentivando o amor à Pátria, fazendo com que os alunos se tornem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, destacou a diretora da Escola, Marilei Rosso Luiz. Em seguida foi servido um café da manhã, integrando os representantes das comunidades, e o Executivo Municipal, representando pelas Secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, de Obras, e de Agropecuária e Meio Ambiente, além do líder do prefeito Gustavo Medeiros.

Posterior as atividades tiveram início com a fala das autoridades, na qual o prefeito Gustavo destacou a temática da importância da valorização do homem do campo para o desenvolvimento do meio rural, a qual é reflexo das atividades elaboradas e desenvolvidas pelas escolas do interior. Ele da ênfase especialmente ao papel, hoje, muito bem desenvolvido pelas escolas de Manoel Viana, o qual vai além de seus muros, usando de outros espaços pedagógicos, como por exemplo, as lavouras, os rios, as criações de animais e tantos outros ambientes que retratam a realidade de seus alunos.

As atividades na parte da manhã tiveram continuidade com apresentações culturais desenvolvidas pelas escolas, além da palestra conduzida pelo engenheiro agrônomo Fábio Sangbusch Gallarreta – supervisor regional da Emater/RS, com a temática do seminário. Por fim, fora aberto espaço para a fala de ex-alunos da escola Henrique Dias, através do qual foram apresentadas experiências e oportunidades profissionais vivenciadas por eles.

Na parte da tarde, após o almoço servido na Escola, as atividades passaram para a realização da Olimpíada Rural das Escolas do Campo – reunindo os alunos das Escolas Henrique Dias, Érico Veríssimo e Paulo Freire. Os jogos foram disputados nas categorias feminina e masculina, em diversas modalidades, como tiro de laço, corrida, cabo de guerra entre outras. Por fim fora entregue a premiação aos vencedores, dando encerramento ao evento.

RESULTADO FINAL DA Olimpíada Rural das Escolas do Campo

Carro de Mão