No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, data escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no nordeste. O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para se analisar o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
Nessa linha, no último dia 22 o município através da Secretaria de Educação e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc realizaram atividades alusivas a data com a IV Edição do Novembro Cultural e a Caravana Cultural. As atividades tiveram início na parte da manhã, com apresentações artísticas organizadas pelas escolas e o Grupo de Capoeira Camboatá. Ainda na manhã de sexta, ocorreu a Mostra Pedagógica Afro e Indígena por Escolas, com um relato e visitação às stands de cada escola
Na parte da tarde os professores da Rede Municipal de Manoel Viana, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a cultura afro-brasileira. A Caravana Cultural, realizada através da parceria formada pelo Executivo Municipal e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, levou à Escola Alberto Pasqualini oficinas de dança afro, literatura negra e pintura com temática africana. A Caravana Cultural realizou oficinas de teatro, cinema, artes plásticas e dança para professores, de forma gratuita.
As atividades ministradas na sexta-feira, contaram com a presença de professores com experiência nas áreas. Tal como o professor Claudemir Nery, que através da Oficina de Dança Afro, trouxe uma abordagem prática e com demonstrações da história da dança africana. Já na Oficina de Literatura Negra, o professor Pedro do Amaral tratou da história da literatura negra no Brasil. E, por fim, o professor Bolivar Marini, na Oficina de pintura com temática africana, trabalhou o desenvolvimento de técnicas de pintura em tela com a temática africana.